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Pedro Proença......

DO AMOR E MUITO MAIS OU O ASSENHORAMENTO DOS SONETOS SEGUNDO SONIANTONIA & SANDRALEXANDRA

INDEX

HETEROPSICOGRAFIA PREFACIAL

PARTE PRIMEIRA . O IRRECONHECÍVEL

Vergonhas quadrúpedes
A profanação do feio
A saturação da musa
O cisne remanescente
Sob a sombra das astúcias
Mitologias do notário
Silva de injúrias
Ambiguidades carrascas
Da pintura por equívoco
Arraiais de porrada
Alfinetadas nos afetos
Em Roma sê romântica
Insaciável e transversal
Marotices solipsistas
Hermes e as Ama-zonas
Jardinagens ciumentas
Quando, quando...

ENTRE PARTES

PARTE SEGUNDA . E DEPOIS DE NÓS?

Humilhante formosura
Rosas robustas
Os espinhos e a agulha
Miniaturas pérfidas
Mapas bastardos
A verdade muito desnuda
Su-posições
Elasticidades
Ciúmes babélicos
Mordomias
Louças ácidas
A arte de fritar
Bombas e canela
Arcaísmo de plasticina
Prosperidades animais
Enxovais enxovalhantes
Piramidalmente tua
Ventriloquismo
As vantagens do fauno
O escarro da fortuna
Convite e enguiço
Abismos comunais
Orfismo mamífero
Fábulas cromáticas
O que curva a musa
Exílio emplumado
Politonalidades verdes
Rumba champanhesa
Ar de motard?
Cabala de alguidar
Falácias numa cabana
O caracol escolástico
O magma do mal
Adultério de piquillo
O duche e o dossel
A rosa e o camaleão
Gravidamente obscura
Mi, mim, migas
Merendas e reprimendas
A revolução bordada
O pavão no labirinto
No sofá do self
Açordas de bombistas
Perpetuamente pop

Sítios do Autor

http://www.sandraysonia.blogspot.com/ 
http://juliorato.blogspot.com/ 
http://www.pierredelalande.blogspot.com/
http://www.tantricgangster.blogspot.com/
http://www.budonga.blogspot.com/
http://www.renatoornato.blogspot.com/
PEDRO PROENÇA. Nascido por Angola (Lubango) pouco depois de rebentar a guerra (1962), veio para Lisboa em meados do ano seguinte, isso não impedindo porém que posteriormente jornalistas lhe tenham descoberto «nostalgias» de Áfricas. Fez-se rapaz e homem por Lisboa, meteu-se nas artes e tem andado em galantes exposições um pouco por todo o mundo, com incidência particular no que lhe é mais próximo. O verdadeiro curriculum oficial mostra muita coisa acumulada com alguma glória e devota palha. Tem ilustrado livros para criancinhas e não só, não porque lhe tenha dado ganas para isso, mas porque amigos editores lhe imploraram. Também publicou uma estória entre as muitas de sua lavra (THE GREAT TANTRIC GANGSTER, Fenda, em edição que, por estranhos motivos, foi retirada de circulação), um livro muito experimental de ensaios (A ARTE AO MICROSCÓPIO, também da Fenda) e um grosso livro de poemas comentados com imagens (O HOMEM BATATA, editado pelo Parque das Nações). Compõe, mediocramente, musica no seu computador, e é um yogui quase consumado.

Pedro Proença. Born Lubango, Angola, 1962. With an exhibition in the Roma e Pavia Gallery in Oporto, at the end of the 80's he begins, a cycle of installations which have continued until today, and make up a work in progress. These works, which use such poor materials as indian ink drawings on paper, are structured according to previous architectures or constructions which emphasise the multiplication of the dynamic planes of framing. In this decade he has exhibited paintings which complement these installations, aiming at serialising the "plurality of the subject", and permanently responding to questions in the artistic field (current ones or uncurrent ones), to which he cannot remain passive. As it is known that he is also engaged in a literary activity which is beginning to be published, his works should be seen as a coming-and-going within this controversial space which confronts images with words, either as "allegorical appearances" or as "narrative possibilities".