Cena 1 – Aposentos de D.
Sebastião. O rei irrita-se porque o querem
casar. Reza a S. Sebastião. Números:
tiro ao alvo, com arco e flechas, esgrima, e
canção baseada em The impossible dream,
do espectáculo «Man of La Mancha» (Broadway).
Cena 2 – Proscénio. Máscara e
Yukio Mishima definem a temática da peça e
lêem a «Proclamação» dos homossexuais da
Bahia. Números: teatro kabuki.
Mishima entra em cena e permanece sentado
algum tempo sob o seu retrato de S.
Sebastião.
Cena 3 – Areal. S. Sebastião
desce do oratório, e fala com D. Sebastião.
Números : fado e canção de embalar.
Cena 4 – Proscénio. Máscara e
Yukio Mishima traçam a biografia deste. O
escritor identifica-se como samurai.
Números: tiro ao alvo, com arco e
flechas,
artes marciais, e projecção de imagens de
Mishima e S. Sebastião de Guido Reni (pintou
7).
Cena 5 – Alcácer-Quibir.
D. Sebastião e S. Sebastião em cena
amorosa. Número: fado. D. Sebastião
ocupa o lugar do mártir, no oratório.
Cena 6 – Proscénio. A Máscara
lê «Confissões de uma máscara», de Yukio
Mishima. Este está em cena, diante de D.
Sebastião, que faz de mártir. Números:
projecção de fotografias do discurso de
Mishima aos soldados e do harakiri. Teatro
kabuki.
Cena 7 – Todo o espaço cénico.
D. Sebastião, S. Sebastião e Yukio Mishima
contracenam. Número: as três
personagens masculinas dançam o tango. |