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MARIA ESTELA
GUEDES
Tango
Sebastião
Britiande .
2010
© Maria Estela Guedes |
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1.
Personagens, etc..
2.
Sinopse
Cena 1
Cena 2
Cena 3
Cena 4
Cena 5
Cena 6
Cena 7 e última |
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PERSONAGENS |
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D. Sebastião (menino
louro, de 12-13 anos) – É caprichoso,
mimado, tem ataques de fúria.
S. Sebastião (jovem,
moreno, belíssimo) – É determinado, calmo.
Yukio Mishima
– É um samurai.
Máscara – Figura
feminina. Usa máscara de teatro kabuki, com
pé, que põe e tira da cara, permitindo-lhe
assim comentar o que se diz. |
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ESPAÇO CÉNICO |
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Considerem-se três espaços: boca de cena, palco e plateia.
Yukio Mishima transita entre todos os
espaços, é um elo de ligação entre tudo e
todos. A Máscara cinge-se ao proscénio, mas
estabelece interacção privilegiada com a
plateia. O resto do palco é espaço masculino
e sagrado.
Os dois Sebastião não interagem com o público nem com as
duas outras personagens. A relação entre
ambos será difícil, indirecta e desfasada
(quando um acaricia o outro, este finge que
está a dormir). Só na cena final, quando os
três homens dançam o tango, ficarão
interligados.
a) Proscénio. Sem cenário
próprio. Beneficia do cenário que está atrás
da cortina, e de alguns dos seus adereços. É
o espaço da Máscara e de Yukio Mishima.
Cena
b). Aposentos de D. Sebastião
Ambiente austero, sem luxos. Cama entrevista. Um oratório
grande, onde caibam os actores, de pé.
Parece um pequeno teatro. Quando se abrem as
duas portas, vê-se dentro uma cortina igual
ao pano de cena. Genuflexório com assento,
diante do oratório. Uma secretária com
tinteiro alto e penas. Uma ou mais espadas.
O retrato de D. Sebastião com o cão ocupa uma parede, e faz
de alvo; aljava com flechas e arco.
O retrato de D. Sebastião desaparece quando surge em seu
lugar o de Yukio Mishima a fazer de S.
Sebastião.
c) Deserto
Parte da cena representa a praia, ou o deserto de
Alcácer-Quibir. Se houver uma sugestão de
água do mar, não faz mal. Dunas, e meia
dúzia de guitarras espalhadas – são os
destroços da batalha. |
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GUARDA-ROUPA |
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Na cena 6, convém que a Máscara use quimono. Yukio Mishima
não precisa, porque há projecção de fotos
dos últimos momentos da sua vida. Na cena
final, de tango, D. Sebastião e S. Sebastião
vestem fato branco e Yukio Mishima fato
escuro. |
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OBJETOS DE CENA |
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Retrato de D. Sebastião com o galgo, retrato de Mishima a
fazer de S. Sebastião (capa de «Confissões
de uma máscara»?); elmo de D. Sebastião,
arco, flechas, espadas, guitarras e uma
máscara kabuki, de mão.
Filme ou fotografias de Yukio Mishima, com os últimos
momentos: discurso aos soldados e harakiri. |
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DINÂMICAS DE SENTIDO |
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D. Sebastião apaixona-se pelo
seu patrono, mas não tem grande consciência
disso e diz que quer permanecer virgem como
Galaaz, para assim alcançar o Santo Graal.
S. Sebastião ama o rei; é um homem de acção,
que sofre com a mania de pureza de Bastião e
sua dificuldade em se deixar tocar.
Yukio Mishima completa o
trio de imagens de S. Sebastião.
A Máscara e Yukio Mishima
informam e entretecem dramas.
Uma linha de sentido é a
estetizante: as personagens aspiram à beleza
de ícones clássicos ou manifestam desgosto
por se sentirem disformes. Esse é o valor de
S. Sebastião, considerado um jovem
belíssimo, daí uma das principais razões que
fazem dele um ícone gay. Yukio Mishima
considerava-o modelo de beleza e tentou
igualá-lo com o exercício físico. D.
Sebastião, por seu lado, apresentava
anomalias corporais congénitas, a que não se
dá relevo na peça, e ainda menos à doença de
natureza sexual, totalmente omissa.
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MARIA ESTELA
GUEDES (Britiande, Portugal, 1947)
Escritora, editora, agente cultural.
Alguns livros publicados:
Herberto Helder, Poeta Obscuro
(Lisboa, Moraes Editores);
Ernesto de Sousa - Itinerário dos
itinerários (Lisboa, ed. Museu
Nacional de Arte Antiga);
Tríptico a Solo (São Paulo,
Editora Escrituras); Chão de
Papel (Lisboa, Apenas Livros);
Geisers (Bembibre, ed.
Incomunidade). Obras levadas à cena:
O Lagarto do Âmbar (ACARTE);
A Boba (teatro Experimental
de Cascais).
Currículo em:
http://www.triplov.com/estela_guedes/curriculo/index.html
Proprietária do TriploV.
CONTATO:
estela@triplov.com |
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