Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

BOLETIM DO NCH
Nº 14, 2005

NO CINQUENTENÁRIO DO NÚCLEO CULTURAL DA HORTA
Jorge Costa Pereira

INDEX
I - A IDEIA DE UM NÚCLEO DE CULTURA NO FAIAL

1. O NÚCLEO CULTURAL MANUEL DE ARRIAGA

II - A FUNDAÇÃO DO NÚCLEO CULTURAL DA HORTA

1. ESTATUTOS E OBJECTO

2. DIRECÇÕES

3. O BOLETIM DO NCH

4. INSTALAÇÕES

III – AS VICISSITUDES DO PRESENTE

IV – OS DESAFIOS DO FUTURO

FONTES E BIBLIOGRAFIA

Anexos

2. DIRECÇÕES

De acordo com o respectivo Livro de Actas, a primeira Assembleia Geral foi realizada a 28 de Abril de 1955, nos Paços da Junta Geral do Distrito da Horta, presidida pelo sócio fundador Gabriel Baptista de Simas e na presença de dez sócios. Nela foi eleita a primeira direcção do NCH, constituída por: Osório Goulart (Presidente); Pe. Júlio da Rosa (Vice-Presidente); Tomás da Rosa (Secretário); Frederico Machado (Tesoureiro); Manuel Ribeiro da Silva e António Macedo Lacerda Forjaz (Vogais). O Conselho Fiscal era constituído por Constantino de Freitas Amaral (Presidente), Manuel Linhares de Andrade e Gabriel Baptista de Simas (Vogais).

Após a eleição dos Corpos Gerentes, mandatados para o triénio 1955-1957, «o Núcleo Cultural da Horta começou a funcionar a 18 de Julho de 1955» (Livro de Actas da Assembleia Geral: 3).

Cumpria-se, assim, um desejo antigo e uma necessidade sentida pela sociedade faialense: a Horta tinha o seu Instituto de Cultura!

A constituição de cada um dos corpos directivos nos mandatos subsequentes encontra-se listada, cronologicamente, no Anexo I.

 

Jorge Costa Pereira – Núcleo Cultural da Horta - Apartado 179 - 9900 Horta