O JARDIM NOS MITOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO
Alexandra Soveral Dias e Ana Luísa Janeira

INDEX

Sumário
PARTE I
O JARDIM NOS MITOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO
A questão das Origens ou quem somos de onde vimos, para onde vamos?
O jardim original
Outros jardins mitológicos
Árvores mitológicas
Conjecturas sobre a origem do Jardim do Éden

PARTE II
EXPLICAÇÃO, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO NOS MITOS DE CRIAÇÃO:
A recriação do mito fundador do Éden por terras brasílicas
Explicação, compreensão e interpretação nos mitos de criação
A recriação do mito fundador do Éden por terras brasílicas

NOTAS E REFERÊNCIAS

Sumário

O texto que apresentamos constitui apenas e só uma primeira abordagem necessariamente incompleta e muito preliminar de um tema que pela sua vastidão e complexidade não é fácil de tratar.

O nosso interesse nesta temática alicerça-se, como se poderá facilmente adivinhar, no Jardim do Éden fascinante elemento da narrativa bíblica do Génesis e uma referência obrigatória na cultura ocidental. O nosso objectivo era à partida o de procurar outros jardins eventualmente presentes noutras narrativas cosmogónicas e antropogónicas (explicativas da criação do Mundo e do Homem), antevendo a possibilidade de comparação entre as características dos diversos jardins, caso existissem e a possibilidade de relacionamento dessas características com o ambiente natural das sociedades de onde essas narrativas emergem.

Porém, conforme verificámos, a presença de jardins na mitologia a uma escala mundial não é de forma alguma frequente ao contrário do que conjecturámos inicialmente e o Jardim do Éden enquanto paraíso primordial poderá constituir uma profunda originalidade da narrativa do livro do Génesis presente na Tora e Antigo Testamento, e implícita no Corão

Na mitologia grega é conhecido o Jardim das Hespérides mas não se relaciona com a criação do Mundo e constitui apenas um apontamento na vastidão dos mitos gregos. Também a ninfa romana Pomona, consagrada aos jardins, de que trataremos brevemente, constitui apenas um breve apontamento numa vasta mitologia, não se relacionando com a Criação do Mundo.

Já as árvores especiais como são a árvore da Vida e a árvore da Ciência do Bem e do Mal podem encontrar-se com relativa frequência nas mitologias, podendo salientar-se a árvore persa de Saena no meio do Oceano salgado Vourukasha, ou árvore mãe de todas as plantas cultivadas nos mitos cosmogónicos de algumas tribos da Amazónia.

É de notar que nalguns mitos da antiga Mesopotâmia e Médio-Oriente e muito em especial nos mitos sumérios há aspectos que se assemelham fortemente à narrativa do Génesis. Neste também se encontram jardins embora não directamente relacionados com a criação do Homem. As referidas similitudes, de que trataremos brevemente, levam alguns autores a sustentar que a criação de Adão e a sua colocação no Jardim do Éden resultam da fusão de vários mitos mesopotâmicos, nos quais é igualmente possível encontrar uma plausível explicação para a criação de Eva «a que cria a vida» a partir de uma costela de Adão.

Finalmente realçamos que assimilando paraíso a jardim ou melhor dizendo à natureza praticamente intocada, virgem e impoluta, os portugueses dando expressão ao velho sonho euro-medieval de encontrar ou recriar na terra o paraíso perdido, o redescobriram de certa forma nas Terras de Vera Cruz, identificando as terras brasílicas com um novo Éden terrestre.

A procura de identificar o Brasil com um jardim de plantio divino é da conveniência da política colonial, dada a necessidade de ocupação de um vasto território mas a natureza correspondia ao sonho do paraíso redescoberto. Com efeito, a abundância prodigiosa da natureza sulcada por rios imensos, aliada a uma eterna Primavera e a uma aparência de eterna juventude ou grande longevidade dos nativos a que se poderá juntar a beleza e docilidade das nativas terão contribuído para a criação desta forte imagem paradisíaca.

Apenas

"Naturarte" e "Lápis de Carvão"
Comunicações aos colóquios em livros de cordel, publicados pela
Apenas Livros Lda.

Outros espaços da ciência no sítio:

Jardins

Naturalismo

Naturarte

Outros espaços da espiritualidade no sítio:

ISTA - site do Instituto S. Tomás de Aquino

Espirituais

Alquimia em Portugal - António Amorim da Costa

La Langue des Oiseaux - Richard Khaitzine

Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) - Guimarães
TriploV - Mapa - Cibercultura - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Surrealismo - CICTSUL

DIREITOS RESERVADOS
Sendo o TriploV uma publicação com fins exclusivamente culturais, cremos não usar indevidamente textos e imagens. Mas se tal acontecer, pedimos que o facto nos seja comunicado, para os retirarmos.

triplov@triplov.com
PORTUGAL

 
 
   

Última Actualização:
29-Jun-2006




 

29-Jun-2006" class="PoweredBY">
.