O JARDIM NOS MITOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO |
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INDEX | |||||||
Sumário PARTE II |
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Árvores mitológicas |
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Contrariamente aos jardins que são raros já a presença de árvores como são a árvore da Vida e a árvore da Ciência do Bem e do Mal parece ser relativamente frequente na mitologia. Além das já referidas árvores mitológicas da Pérsia e Amazónia muitas outras podem citar-se como entidades mitológicas enquanto outras, reais, se assumiram como objectos de culto. Entre as mais impressionantes árvores mitológicas estão as árvores-mundo como Yggdrasil, o gigantesco freixo da mitologia teutónica pré-cristã ou a árvore-da-fala da mitologia do Tongo e Fidjis que ligam e protegem vários mundos de que o superior é o céu, morada dos deuses e o inferior o mundo subterrâneo ou infernal, estando a terra, mundo dos homens, situada num plano intermédio (17). Apenas a título de exemplo no que se refere às árvores reais refira-se o papel da figueira na Índia (Ficus spp.), que com as suas imponentes raízes aéreas e a sua seiva lacticífera é um símbolo da ligação entre a terra e o céu e um elemento protector indispensável nas aldeias ou das árvores africanas, elementos protectores e residências dos espíritos dos antepassados. Por nos recordar a narrativa do Génesis, nosso ponto de partida, é ainda de referir a árvore da Vida da mitologia assírio-babilónica ligada a Ningizzida, o deus serpente, senhor da árvore da Vida que guardava a Porta do Céu e a quem na Epopeia de Gilgamesh é oferecido pão para que receba a alma do herói no Céu (18). |
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Outros espaços da ciência no sítio: |
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Outros espaços da espiritualidade no sítio:ISTA - site do Instituto S. Tomás de Aquino |
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Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) - Guimarães |
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