VII Colóquio Internacional
"Discursos e Práticas Alquímicas"
LAMEGO - SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL
22-24 de Junho de 2007
Transformação: Caminhos da ”Personagem Feminina”
por Eugénia Vasques
 

INDEX

Ponto 0
Ponto 1
Ponto 2
Ponto 3
Ponto 4
Ponto 5
Bibliografia

Ponto 4

Uma das categorizações que emergiu neste novo quadro paradigmático é a de teatro pós-dramático. Esta designação de puro bom senso (pois que aqui o “pós-dramático indica uma presença incontornável do dramático ainda que como “estilhaço” e “estilhaçador”) (1) para designar as linguagens muito heterogéneas do teatro posterior aos anos 70 (até aos anos 90), da autoria do alemão Hans-Thies Lehmann (1999), contrapõe-a o autor à designação de teatro pós-moderno – que prefere classificar como teatro da desconstrução, teatro pluri-média, teatro não-tradicionalista, teatro do gesto e do movimento (cf. Fuchs pp. 35-37) --, um teatro não mais centrado na “história” (story), na narrativa, mas no jogo, sua generative matrix (Schechner 1988).

Estamos, então, em plena emergência do teatro performativo (nos Estados Unidos da América: Richard Foreman, Bob Wilson, Elizabeth LeCompte, Stuart Sherman e outros) que, na sua primeira fase (anos 70-80), comporta semelhanças com o teatro dramático convencional. Uma dessas semelhanças situa-se no modo como este teatro pós-dramático e performativo, que experimentou, muitas vezes, literalizar e textualizar o teatro como estratégia para complicar a percepção do espectador e para sublinhar o carácter da personagem como inscrição ou impressão (cf. Fuchs p. 74), situa o acontecimento teatral num mundo imaginário convocado através de efeitos visuais, de iluminação, sonoplastia e do conjunto de intérpretes. Contudo, este teatro está ainda mais próximo da performance art em dois aspectos nucleares: na contínua consciência que exibe da sua natureza performativa e na sua indisponibilidade crescente para se repetir (cf. Fuchs p. 79).

 
(1) Cf. pp. 36-37.

INICIATIVA:
Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL)
Instituto São Tomás de Aquino (ISTA)
www.triplov.org

Patrocinadores:
Câmara Municipal de Lamego
Junta de Freguesia de Britiande
Dominicanos de Lisboa

Fernanda Frazão - Apenas Livros Lda
apenaslivros@oninetspeed.pt