Cadernos do ISTA . número 17
A verdade em processo

 

40 Anos de Impasses em Teologia Moral
MATEUS CARDOSO PERES

 

1. Nota Prévia
2. O Concílio
3. O Pós-Concílio: Uma História Atribulada
3.2. A Razões
4. Balanço provisório
4.1. Da parte do magistério
4.2. Da parte dos autores de teologia moral
5. O que se fazia entretanto no ISTA

5. O que se fazia entretanto no ISTA

Por último, diga-se também uma palavra sobre o ensino da teologia moral nos chamados cursos de verão do Instituto de São Tomás. Até 1964, ministrou-se um ensino baseado directamente no texto de São Tomás. O riquíssimo material da Secunda Pars da Suma de Teologia era seleccionado, embora se pretendesse dar uma visão de conjunto, adaptado às possibilidades e preparação do auditório, e distribuído pelos 3 anos. Como? Provavelmente, fazia-se uma breve introdução aos tratados da bem-aventurança, actos, virtudes, pecados, lei e graça, no 1º ano; das virtudes teologais, no 2º e das virtudes cardiais, no 3º. De todas as formas, penso que este ensino, com todas as suas limitações, nomeadamente como as que decorrem do seu carácter muito abstracto constituía, face ao ensino dos manuais, negativo, legalista, à base dos mandamentos, uma alternativa, particularmente marcada pela liberdade..

Em 1964, e por influência do Concílio Vaticano II, ainda em curso, deu-se a mudança. O texto de São Tomás é abandonado e, sem perder a orientação tomista, fez-se uma nova organização do ensino da moral: nesse 1º ano (e nos outros primeiros anos do curso trienal) apresentou-se a moral do Evangelho. A partir daí, no 2º ano, tratou-se de moral da vida: atentados contra a vida e transmissão da vida (moral sexual), bioética, para, no 3º, nos ocuparmos de moral social (parte geral e parte especial, seguindo a II parte da GS. Neste projecto, que pecava pela ambição de cobrir em escassas semanas, durante três anos, toda a matéria de teologia moral, muitas coisas ficavam seguramente por tratar, mas naquilo que era tratado transmitia-se uma abordagem mais livre, mais construtiva e mais evangélica das questões morais, que, ouso pensar, era formadora.

A partir de 1994, abandona-se também, com a pretensão de tudo abranger, o esquema de um curso dado em três anos, durante algumas semanas de verão, para a fórmula actual: um tema único, encarado sob vários ângulos, durante uma semana. Nesses vários ângulos, aparece, com frequência a dimensão ética do tema tratado .

frei Mateus Cardoso Peres, op

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