Azevedo, Sónia Machado de, O Papel do Corpo no Corpo do Ator, tradução de Patrícia Alves, São Paulo, Perspectiva, 2002.
Barba, Eugénio, A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral, São Paulo, HUCITEC, 1994.
Barba, Eugénio e Savarese, Nicola, A Dictionary of Theatre Anthropology: The Secret Art of the Performer, London, Routledge, 1991, rep. 1999.
Cohen, Renato, Work in Progress na Cena Contemporânea, São Paulo, Perspectiva, 1998.
Grotowski, Jerzy, Para um Teatro Pobre, tradução de Rosa Macedo e Osório Mateus, Lisboa, Forja, 1975.
Tucherman, Ieda, Breve História do Corpo e de Seus Monstros, 2ª edição, Lisboa, Vega, 2004.
Valentini, Valentina, Teatro in Immagine: Eventi Performativi e Nuovi Media, ??, Bulzoni Edirores, ???.
Vasques, Eugénia, João Mota, O Pedagogo Teatral: Criação e Metodologia, Lisboa, IPL/Colibri, 2006.
---, O Que É Teatro, Lisboa, Quimera, 2003.
---, Le théâtre portugais des années 2000”, Arts de la scène, scène des arts 1: Études Théâtrales, 27, Louvain-la-Neuve, Centre d’Études Théâtrales, 2003, pp. 44-54.
---, “O Bando: Da Utopia, da Festa e da Experimentação”, O Bando – Monografia de um Grupo de Teatro no Vigésimo Aniversário da sua Singularidade Artística e Independência Política, Lisboa, Bando, 1994, pp. 137-140.
---, “O Bando: Utopia e Festa Comunitária”, Máquinas de Cena: Uma Viagem pelas Memórias d’O Bando Através dos Objectos Cenográficos de João Brites, Coimbra, Cidade Capital do Teatro, 1992, s/p.
---, “Utopie et Fête Communautaire”, Dossier D’Autres Imaginaires: Théâtre et Danse au Portugal, Alternatives Théâtrales 39, 1991, pp. 26-30. |