FRANCISCO PROENÇA GARCIA

A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES
na condução da guerra em Moçambique (1964-1974) (1)

..
 
Nota Prévia
Introdução
1. Os Serviços de Informações em Moçambique

2. As Informações e os estudos sobre as populações e religiões moçambicanas
2.1. As Informações e os estudos das populações

2.2. As Informações e as comunidades religiosas

2.2.1. Igreja Católica

2.2.2. Igrejas protestantes e seitas cristãs nativas

2.2.3. Comunidades muçulmanas

Conclusão
Fontes e Bibliografia
...
Nota Prévia
.

Neste estudo de homenagem a um Bom Amigo, o General P. Cardoso, decidi optar por um tema que lhe era querido e sobre o qual fui aprendendo a estar atento. Foi com orgulho que aceitei prontamente o desafio do Professor Adriano Moreira para o apoiar na organização desta obra.

Conhecemo-nos numa tarde de Maio de 1994, era eu então Tenente e a tentar elaborar uma dissertação de Mestrado subordinada ao tema “Guerra na Guiné”. Desde então foi uma companhia amiga e inseparável. Da sua presença, das longas conversas, do seu exemplo de Servir e da sua amizade sinto já muita falta. Considero-me um privilegiado por com ele ter privado.

Obrigado Meu General.

.
Introdução
..

Este estudo faz uma análise da importância das informações na condução de uma luta global para afirmação da soberania portuguesa em territórios continentais africanos.

Numa primeira fase caracterizamos a organização dos diversos Serviços de Informações e a forma como se correlacionavam em Moçambique, para numa segunda fase, através da análise de documentação produzida por esses mesmos serviços, conseguir-mos ter uma perspectiva diferente da sensibilidade de pesquisa e processamento na actividade de Intelligence, que trabalhava a área etno-linguística e religiosa, para, depois de conhecido o terreno humano, tornar possível planear e conduzir operações quer militares de afirmação da soberania, quer sócio-económicas e psicológicas para a conquista da adesão das populações.

..
 
..