Mapa do Sítio - Triplo II: O blog do TriploV - Revista TriploV de Artes, Religiões e Ciências

20 de janeiro (2012)

DIA DE S. SEBASTIÃO

Foto da capa de "Confissões de uma máscara", de Yukio Mishima

Dom-São-Sebastião-Mishima
 

Neste dia 20 de janeiro de 2012, coligimos algumas imagens sobre o tema sebástico. Fotografámos a capela de S. Sebastião, em Britiande, cujo pároco, Dr. Armando Ribeiro, informou, na missa dedicada ao santo, que o seu culto foi impulsionado em Portugal por Dom Sebastião, nascido no dia do santo. Como S. Sebastião é tido por defender da peste, da fome e da guerra, Dom Sebastião mandou construir capelas dedicadas ao seu patrono à entrada de muitas povoações. A capela de Britiande foi uma das primeiras, ou mesmo a primeira. Data, assim, de finais do século XVI.

Um São Sebastião japonês foi encarnado pelo escritor Yukio Mishima, que se fez até fotografar como o mártir, como se vê na foto com que fechamos o nosso ternário sebástico.

Maria Estela Guedes

 

   
 
   
 

 

A capela de S. Sebastião, em Britiande, a primeira mandada erigir por D. Sebastião.
S. Sebastião tem ermidas em muitas povoações do concelho de Lamego
por ser o patrono da diocese.

   
 

 

A imagem de S. Sebastião que levou Mishima a imitar-lhe a vida foi um de seis ou sete quadros que o pintor Guido Reni dedicou ao mártir, patentes neste resultado de pesquisa no Google.

   
 
 
  Yukio Mishima ~representando o mártir S. Sebastião
 
 
  .Dom Sebastião, Rei de Portugal. Pintura a óleo atribuída a Cristóvão de Morais, patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Bibliografia Científica - Botânica - Cibercultura/Ciberarte - Colóquios - Espírito - Ficção - Gnose - Herpetologia - História - Instituto S.Tomás De Aquino (ISTA)
Letras - Links - Naturalismo - Naturarte - Normas - Ornitologia - Poesia - Surrealismo - Teatro - Venda das Raparigas - Viagens-Lugares - Zoo_Ilógico

 

 

 

 

Magno Urbano - iPhone/iPad Applications