JOSÉ GAMA:
A CABANA DO SANTO,
entre os Índios Carijós

 

INDEX

1. Introdução
2. Os dados da questão
3. Algumas reflexões
4. Conclusão
Referências bibliográficas

4. Conclusão

Os relatos dos primeiros contactos dos jesuítas com os índios, ao longo da costa brasileira, remetem para o domínio da magia e da feitiçaria todas as práticas e rituais que constituíam boa parte ou a totalidade da sua mundividência religiosa. E colocavam essas práticas ao nível do que de “pior” se encontrava no Reino.

O novo olhar sobre essa mesma realidade, que aqui fica sugerido, não pretende colocar exactamente no mesmo plano todas as manifestações que têm alguma relação com a religiosidade ou com o mundo do sagrado. Será necessário um exame mais atento e mais completo que permita identificar as deturpações e os abusos que sempre acompanham as actividades humanas. Nas considerações aqui desenvolvidas, pretendo apenas transmitir a reacção geral que a leitura das Cartas me provocou, tentando perceber os dois lados da questão: o significado da cabana na mundividência dos índios, e o modo como os jesuítas a viram e a interpretaram.

O exemplo da cabana do santo entre os índios, com os excessos que lhe andam associados nas narrações referidas, enquadra-se bem nas múltiplas teofanias ou erupções do sagrado que as culturas registam ao longo da história. O “excesso” faz parte da natureza daquilo que se manifesta, situando-se para além das capacidades humanas de recepção e de compreensão, e provocando também, por isso mesmo, atitudes excessivas, que podem ir desde a crença confiante no mito da Terra sem Males até ao exagero no consumo de bebidas e uso de fumos que provocam os transes colectivos.

Ontem, como hoje, as “cabanas” e os apelos ao excesso não deixam de nos desafiar e de nos interpelar!...

 

José Gama . UCP – Faculdade de Filosofia de Braga

Apenas

"Naturarte" e "Lápis de Carvão"
Comunicações aos colóquios em livros de cordel, publicados pela
Apenas Livros Lda.

Outros espaços da ciência no sítio:

Jardins

Naturalismo

Naturarte

Outros espaços da espiritualidade no sítio:

ISTA - site do Instituto S. Tomás de Aquino

Espirituais

Alquimia em Portugal - António Amorim da Costa

La Langue des Oiseaux - Richard Khaitzine

TriploV - Mapa - Cibercultura - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Surrealismo - CICTSUL

DIREITOS RESERVADOS
Sendo o TriploV uma publicação com fins exclusivamente culturais, cremos não usar indevidamente textos e imagens. Mas se tal acontecer, pedimos que o facto nos seja comunicado, para os retirarmos.

triplov@triplov.com
PORTUGAL

 
 
   

Última Actualização:
16-Jun-2006




 

.