O CARBONARISMO
ITALIANO (5)

 

 

 

 
AS CONTRADIÇÕES DA OBRA SOBRE
A ORIGEM DOS RITUAIS CARBONÁRIOS


A obra que convidamos a ler com a maior atenção contém contradições flagrantes sobre esse ponto, é necessário que o invoquemos. Sain-Edme inventa uma história de fazer dormir em pé para liberar-se de toda e qualquer responsabilidade na difusão não só da Carbonária italiana, mas também da Charbonnerie francesa. A vigilância policial muito acirrada, e o peso das penas infligidas são sem dúvida alguma a causa. A história deste velho monge italiano de Verona que, se supõe, teria sido um velho Carbonário, o depositário do Rito e de seus rituais e o iniciador de Briot, não se sustenta. Com efeito, nós sabemos que Briot, bem antes das missões italianas, era membro importante de uma Venda de "Alexandre-do-Segredo" do Franco Condado, e que foi quem introduziu aqueles rituais na Itália. Uma confirmação da origem francesa dos rituais é dada pela justaposição, apesar de superficial, dos rituais de 1747, de 1760 e aqueles que aparecem nesta obra como Carbonários em sentido estrito (e não largamente "florestais"): de considerar em particular as referências a Francesco I° e a São Teobaldo.

A contradição continua quando consideramos a atualidade desta obra em francês de 1821, na qual a vocação evidente é a de ajudar a Carbonária francesa a estruturar-se e a fazer-se conhecer nos seus objetivos. Bourg não somente utiliza um pseudônimo, mas faz também intervir pesadamente o editor com uma severa posição de sobreaviso. A origem italiana dos rituais é assim oficialmente mantida. Ora, na V carta de 12 de julho de 1819 reescrita ao fim da obra, o escrevente sublinha esta afirmação: "Esta sociedade (a Carbonária) tem uma origem francesa."

Nestas contradições devemos ver a atitude prudende de Briot-Bourg? Deve-se talvez entender que, depois das agressões de Murat aos Carbonários italianos, os adeptos do carbonarismo adquiriram o hábito de negar oficialmente a sua responsabilidade neste negócio? Teriam criado a Carbonária italiana sem manter a tutela administrativa? Teriam lançado o movimento carbonário antes das missões ao lado de Murat? De qualquer modo, parece razoável considerar como hipóteses melhores sobre a origem dos rituais em questão a transmissão na Itália dos rituais do Franco-Condado de "Alexandre-do-Segredo", esses mesmos saídos daqueles mais pagãos de 1747, operada por Briot em pessoa próximo de 1804.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>Compromisso político e compromisso maçónico
...