Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

 

 

 

 

BOLETIM DO NCH
Nº 16, 2007

A População da Ilha do Faial no Contexto Açoriano 1950-1970
Gilberta Pavão Nunes Rocha

Rocha, G. P. N. (2007), A população da ilha do Faial no contexto açoriano 1950-1970. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 16:117-136.

INDEX

Sumário
Summary
A população da ilha do Faial
Bibliografia

Palavras-chave: Dinâmica demográfica. mortalidade, natalidade. emigração, concentração urbana.
Key-words: Demographic dynamic, mortality, fertility, emigration, rural population.

Sumário

A intensidade da emigração faialense resultante da erupção do vulcão dos Capelinhos dá-se numa época em que as saídas dos açorianos para o estrangeiro eram bastante reduzidas. o que se verifica desde o início dos anos trinta. Esta evolução tinha conduzido a um forte aumento e rejuvenescimento demográfico do conjunto do arquipélago, com influência na mortalidade e na natalidade, que apresenta alguma diversidade entre as várias ilhas. A importância da emigração faialense do final dos anos cinquenta e princípios de sessenta contribuiu para modificações na dinâmica demográfica e alterou ainda a configuração interna da distribuição da população, assistindo-se a uma maior concentração urbana e desertificação das freguesias rurais, principalmente as mais atingidas por aquela catástrofe natural.

Gilberta Pavão Nunes Rocha – Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais. Universidade dos Açores. Rua da Mãe de Deus. Apartado 1422. 9501-301 Ponta Delgada Codex.