ROLANDA ALBUQUERQUE-SERRA - FOTOS E LEGENDAS
Quintanilha tinha então acabado de regressar do (futuro) Instituto Max Planck em Berlim onde trabalhara com H. Kniep e M. Hartmann. Sobre o seu discípulo J. A. Serra, escreve: "Logo no primeiro ano tive, no Curso de Botânica Médica, um rapaz excepcional. Chamava-se José Antunes Serra. (...) Em Botânica Médica eu fazia um curso geral de biologia, insistindo particularmente nos conhecimentos de citologia e de genética. Serra interessou-se a tal ponto pela matéria, revelou tais qualidades de inteligência e de trabalho, que arrancou no exame final 20 valores (1). Novo convite lhe é dirigido quase no fim da licenciatura para o exercício da docência no Grupo de Zoologia-Antropologia, convite que aceita a conselho de Luís Carriço, Professor da Botânica (Quintanilha tinha entretanto sido aposentado compulsivamente). Assim, de 1931 a 1936 cursa Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra, tendo obtido, o grau de licenciado em Julho de 1936, com média geral de 19 valores (todas as cadeiras da especialidade com 20 valores).
Em cinquenta e quatro anos de investigação e ensino publica mais de duas centenas de trabalhos que dizem respeito não só a diversos capítulos da Biologia, como também a assuntos médicos, Biologia da Senescência e Zootecnia. É doutrinária a sua prosa sobre investigação, universidades e desenvolvimento económico, temas filosóficos, relações da Ciência com a Arte, etc.. Os seus primeiros trabalhos são sobre Antropobiologia, aos quais se dedica até 1944. Desta série, o primeiro trabalho é publicado em 1938 (dissertação de licenciatura) na Revista da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (2). Em Julho de 1939 obtém o grau de Doutor em Ciências (Biologia), defendendo uma tese sobre melaninas (biologia e bioquímica) (3), tendo sido aprovado por unanimidade. Prossegue investigação sobre as melaninas e outros estudos fundamentais em bioquímica (4). Outra das linhas de trabalho que desenvolve é no domínio da Zootecnia, debruçando-se em particular sobre genética de ovinos. Publica, entre 1948 e 1987, trinta e três trabalhos nesta área, dos quais logo o primeiro é um livro de referência (5), que em 1950 viria a ser traduzido em castelhano (6). Em 1944 as suas investigações histoquímicas levam-no à descoberta da reacção da arginina (7), tendo, a patir daí, dedicado uma parte substancial da sua obra à Citologia, à Citofisiologia e à Citogenética (8).
_______ IIn: Memórias de Professores Cientistas. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1911-2001. Ed. da Fac. Ciências da Univ. Lisboa, 2001 |