TRIBUTO A ANNABELA RITA
Alocução de agradecimento do Prémio Pró-Autor 2019 da SPA
Por Annabela Rita
ASV: … quando um de nós morre, há filhos, netos, música para os músicos, arte, escrita, literatura… não desaparecemos completamente.
EL: O problema é que nós, inconsciente ou conscientemente, escrevemos como se fossemos eternos. Sem essa ilusão de eternidade como coisa nossa, nós não escreveríamos nada de verdadeiramente grandioso. O que os homens querem é que aquilo se transfigure numa espécie de estátua que se pode tocar, viver e permanecer através dos séculos.
Álvaro Siza Vieira e Eduardo Lourenço no Bar da Eternidade d’ O Labirinto da Saudade (2018), de Miguel Gonçalves Mendes.
É desta ânsia de “um pouco mais de azul” que falamos quando falamos de Autor, Autoria…
Bem hajam todos os que a celebram e protagonizam!
As minhas felicitações à SPA neste seu aniversário e por esta festa das Artes. Agradeço, na pessoa do seu presidente, José Jorge Letria, que tão brilhantemente tem sabido enlaçar as Artes e as Letras, esta honrosa distinção.
As minhas felicitações a todos os distinguidos neste dia luminoso!
Permitam-me um agradecimento muito especial à minha Família (Mãe, Filha, Marido, Padrinho…), aos Amigos que conseguiram vir e que me têm acarinhado e estimulado! Sem eles, a vida seria um deserto com o oásis das Artes…
E vivam os Autores!!!
Revista Triplov . Série Viridae
Julho de 2022
Tributo a Annabela Rita