Diferença 40 Anos

 

 

 

 

 

 

 

De 12 a 22 de Fevereiro de 2019, uma exposição coletiva, sob curadoria de Isabel Carlos, comemorou os 40 anos da Galeria e Cooperativa Diferença. Marco importante nas artes plásticas, a Diferença foi pioneira na difusão, exposição e promoção das artes de vanguarda em Portugal, libertas então da clausura e censura do regime ditatorial pela democracia implantada em Abril de 1974. Além destas ações importantes, a Diferença tem sido uma escola, com ateliers abertos regularmente, de gravura, fotografia, teóricos, ministrados por artistas ligados não só à Diferença como a outros círculos, seja exemplo o CAPC, de Coimbra. No meu tempo, anos 80, em que frequentei a Diferença, fui aluna de Alberto Carneiro, Monteiro Gil, Alberto Picco, além, claro, de Ernesto de Sousa, este no setor das aulas teóricas, a complementarem a fotografia e litografia.

Esta exposição celebra igualmente, como é natural, os fundadores e mais próximos da Diferença: Nuno Teotónio  Pereira e Irene Buarque, Helena Almeida e Artur Rosa, António Palolo e Ernesto de Sousa.

Nós, TriploV, ou VVV, grupo de intervenção estética criado por Ernesto de Sousa, Maria Estela Guedes e Fernando Camecelha, estivemos presentes, com a 3ª edição de Pipxou, caixa d’arte, assinada pelos dois VVV restantes, que com ela quiseram prestar homenagem a Mestre Ernesto de Sousa. Não esqueçamos que o TriploV é a herança desse magistério, por isso o website está dedicado a Ernesto de Sousa.

Ficam algumas fotos a documentar o evento, tiradas no dia da inauguração, a 12 de Fevereiro.

Maria Estela Guedes

 

 


REVISTA TRIPLOV . SÉRIE GÓTICA . PRIMAVERA 2019