PSICOMORFILUM / XANGAIADA CHIC-CHOC / Entregue aos tuaregues
PEDRO PROENÇA (ROMANCE E PINTURAS)
08-10-2003 www.triplov.com

Previous Home Next

tuareg


(Y)

Laboriosamente erigiste, ó musculado! - mas perduraria a tua vulgar ambição? A paixão dissera: - constrói! E as pistas, os estádios, os templos à pedra foram arrancados e da pedra se fizeram.

Minha obra igual a metade de cegueira. Federico de Montefeltro, o duque, pastava nuns nenúfares próximos. A Barca estava para partir para Súnion, e Seth apoderara-se mais uma vez destas regiões (ó fados meus, ditosas árias).

Laboriosamente frágil entre as circunstâncias de ter lido o Livro mítico, o Livro Outro (o duplo), como uma Jerusalém escrita na voz de Yahvé - espiara-o da minha memória, mas as sílabas estavam afagadas por tenebras e grandes serpentes contornavam-lhes os tornozelos.

Ó musculado, ó murmúrio dos pastos!

São Jerónimo espiava as caveiras. Comia figos verdes. Roçava-se em castanheiros bravos: era surdo de ouvir cantar o vento e arrastava uma grande mala cheia de livros. A magreza dava-lhe nobreza e olhava como sílex. Ardendo e durando.

Mas perduraria o retrato? Entre vinho do Porto?

Mais dois dias e chegaríamos ao Cairo. Agora apenas uma costa escura. Penínsulas e cabos. Aves de rapina. E as vagas turbilhonando (30º de temperatura). O grasnar. O cio límpido da alvorada violeta. O entranhado da cal. A cor bífida da pedra. Lá, finalmente, o retrato (uma raridade copta) e raparigas novas.

Era um roteiro meridional, esse, o da Barca - mas que desentranhada paixão traduzia esse objecto?

Vento e lonas. Seria deitado ao mar o corpo do herói. Ou arrastado da montanha. O seu corpo de granito, duro e frágil, desfar-se-ia como potássio na água. Depois seria pisado pelos deuses para renascer no ano seguinte noutro bloco.

Mas Urbino era Urbino. Um centro apenas…

É o vinho em leveza, e inflama!

Quantas mais horas entregue àquela fanfarra marítima. Azul gasto e não lápis-lazúli. Ciclicidade do fragmentário e descontínuo. Ordem sem hierarquia?

Mas Jerónimo, o santo, polia as suas cabeças rudes. Deixava o seu cabelo denso e branco arrebanhar os soalhos. Cuspia na natureza. Comungava a desordem. Este porém via Moisés no alfabeto e salmodiava em cirílico (vulgato). Era um gémeo de Federico (de quem Piero fez (?)).

Aveiro………um entreposto……os sete filhos….. e os Della Robia……como em Sócrates.