REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências


Nova Série | 2011 | Número especial
Homenagem a Ana Luísa Janeira

 

Ana Luísa Janeira
Foto de José M. Rodrigues

 

ALFREDO RAMOS ANCIÃES

 

ANA LUÍSA JANEIRA

e as Marcas das Ciências e das Técnicas

nas Telecomunicações

e nas Ruas de Lisboa

 

Editor | Triplov  
ISSN 2182-147X  
DIREÇÃO  
Maria Estela Guedes  
Índice de Autores  
Série Anterior  
Nova Série | Página Principal  
SÍTIOS ALIADOS  
TriploII - Blog do TriploV  
TriploV  
Agulha Hispânica  
Filo-cafés  
Bule, O  
Contrário do Tempo, O  
Domador de Sonhos  
Jornal de Poesia  
   

Conhecemos a professora nos anos 90 através dos seus alunos e dos trabalhos que realizaram no ex Museu dos CTT.

Pressentimos, a breve trecho que, a forma como orientava os alunos, lhes dava um certo à-vontade no Museu e Centro de Documentação e Informação (CDI) que, então, projectava a sua integração na Fundação Portuguesa das Comunicações.

Em princípio, os alunos deveriam realizar a pesquisa a partir do CDI. Porém, num determinado trabalho foi necessário investigar peças que se encontravam nas reservas. A partir da primeira experiência nas reservas, os alunos passaram a utilizar e a preferir estes serviços museológicos, embora não estivessem, na altura, aptos a proporcionar fornecimento de documentação.

A preferência pelos serviços das reservas museológicas foi uma oportunidade e um desafio para o departamento de património de telecomunicações que passou a desenvolver mais pesquisas e documentação, para poder colaborar com os alunos da Faculdade de Ciências orientados por Ana Luísa.

 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

Foi, assim, que começámos uma relação de trabalho com a Universidade de Lisboa e o CICTSUL, através da orientação de visitas guiadas que proporcionávamos, bem como pela compilação de dossiers de documentação que cedíamos gratuitamente aos alunos.

O Museu e Fundação Portuguesa das Comunicações ganharam, pois, pelo interessante intercâmbio, e a Faculdade de Ciências ganhou igualmente um ponto de apoio e colaboração.

Ana Luísa Janeira e uma colaboradora
do CICTSUL

 

Foi neste intercâmbio que a professora Ana Luísa ficou nossa conhecida. Numa determinada altura, sugeriu-nos a adesão e colaboração editorial em trabalhos do CICTSUL e do TripoV. Creio que a primeira colaboração numa edição, neste âmbito, foi mesmo a realizada para a publicação da “Agenda 2001 – Os Nossos Avós”.

Não tardou o convite para, pessoalmente, fazer parte do próprio CICTSUL – Centro de Investigação de Ciência Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa. Seguiram-se outras colaborações em projectos da sua iniciativa. Entre eles, destacamos o projecto das “Marcas das Ciências Sobre as Ruas de Lisboa” que, em nosso entender, se está a tornar numa referência para o conhecimento da cidade e suas potencialidades turísticas e culturais.

Não resistimos em destacar as óptimas relações humanas, a gestão de projectos e de grupos que têm caracterizado a vida de Ana Luísa. Por altura da sua jubilação, esperamos que seja só formal, deixamos aqui os nossos reconhecimentos pelas oportunidades que nos proporcionou.

Enfim desejamos, também, que a professora Ana Luísa Janeira continue a criar, coordenar e divulgar saberes nos diversos meios científicos, técnicos e culturais que mui distintamente tem, até agora, orientado e desenvolvido.

Até sempre porque, a ciência, as letras e nós como colaboradores e utilizadores, continuamos a precisar de si.isboa, Janeiro de 2011
Alfredo Ramos Anciães

   
 

 

 

Alfredo Ramos Anciães (Beselga-Penedono, Portugal,1950)
Licenciado em História, especializado em bibliotecas, arquivos, museus e gestão do património. Coordenou grupos de trabalho no MINOM-Portugal (Museus) e na BAD (Assoc. dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas). Colaborou com o Conselho Técnico Nacional de Bibliotecas e Arquivos. Foi convidado para integrar o CICTSUL (Centro de Investigação de Ciência Tecnologia e Sociedade). Redigiu cerca de 300 artigos publicados em periódicos e em livros nas edições de: “Correio Beirão”, “Notícias de Viseu”, “Progresso de Penedono”, “Boletim Municipal de Penedono”, Câmaras Municipais de Almada, Loures, Lisboa, Clube PT, Fundação Portuguesa das Comunicações, Triplov e Marcas das Ciências do CICTSUL / Universidade de Lisboa. Nos CTT exerceu funções de Técnico de Exploração de Correios e de Telecomunicações, em especial na gestão dos serviços radioeléctricos. Foi assistente nos estágios para técnicos dos museus de telecomunicações de Angola e Moçambique. Colabora em exposições e em edições de textos, legendas, guiões e avaliação do património museológico. 

Alguns sítios em que participa:

http://marcasdasciencias.fc.ul.pt

http://www.triplov.com/

http://comunidade.sol.pt/blogs/AlfredoRamosAnciaes/default.aspx

E-mail alfredo.anciaes@sapo.pt

 

 

© Maria Estela Guedes
estela@triplov.com
PORTUGAL