DICIONÁRIO
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ANTÓNIO
DE MACEDO
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Escritor, cineasta e prof. universitário, n. em Lisboa 1931. No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar à actividade de escritor, cineasta e professor. Paralelamente, especializou-se na investigação e estudo das religiões comparadas, das tradições esotéricas (Esoterologia), de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica («speculative fiction»), temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações. Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários, programas televisivos e filmes de intervenção, bem como onze longas-metragens de ficção entre as quais se destacam: Domingo à Tarde (1965), um dos filmes fundadores do chamado Novo Cinema Português (anos 60 do século xx) , e alguns dos mais polémicos filmes portugueses, por exemplo Nojo aos Cães (1970), A Promessa (1972), O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1976), Os Abismos da Meia-Noite (1982), Os Emissários de Khalôm (1987), A Maldição de Marialva (1989), Chá Forte com Limão (1993), etc. Entre os seus livros contam-se, no ensaísmo, A Evolução Estética do Cinema (1959-1960), Da Essência da Libertação (1961), Instruções Iniciáticas (1999), Laboratório Mágico (2002) e O Neoprofetismo e a Nova Gnose (2003), e, na ficção, O Limite de Rudzky (1992), Contos do Androthélys (1993), Sulphira & Lucyphur (1995), A Sonata de Cristal (1996), Erotosofia (1998), O Cipreste Apaixonado (2000) e As Furtivas Pegadas da Serpente (2004). Dirige a colecção «Bibliotheca Phantastica», da editora Hugin e foi um dos promotores dos «Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais», que se iniciaram em 1996, e de cuja Comissão Coordenadora tem feito parte. Tem leccionado em diversas instituições de ensino desde 1971, como por exemplo o IADE (onde leccionou «Estética e Teoria de Cinema» e «Análise de Imagem»), a Universidade Lusófona («Análise de Imagem»), a Escola "Oficinactores" («O Actor e a Câmara» e «História e Estudo da Arte Narrativa»), e a Universidade Moderna («Escrita de Cinema», «Realização Cinematográfica» e «Montagem»). Tem igualmente leccionado, desde 2002, no âmbito do Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa), um Curso livre de «Introdução ao Estudo do Esoterismo Bíblico». Foi homenageado pelo 30.º Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, em Setembro de 2001, pela relevância da sua carreira e pelo contributo prestado à cultura cinematográfica portuguesa. |
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Obras
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1. Principais filmes realizados: 1962 - VERÃO COINCIDENTE, curta-metragem 1963 - NICOTIANA, curta-metragem 1965 - DOMINGO À TARDE, longa-metragem 1967 - SETE BALAS PARA SELMA, longa-metragem 1969 - ALMADA-NEGREIROS VIVO HOJE, curta-metragem 1970 - NOJO AOS CÃES, longa-metragem 1972 - A PROMESSA, longa-metragem 1975 - O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, longa-metragem 1975 - FATIMA STORY, telefilme 1976 - AS HORAS DE MARIA, longa-metragem 1976 - O OUTRO TEATRO, telefilme 1978 - O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO, longa-metragem 1983 - OS ABISMOS DA MEIA-NOITE, longa-metragem 1987 - OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM, longa-metragem 1988 - FERNANDO LANHAS - OS 7 ROSTOS, telefilme 1989 - A MALDIÇÃO DE MARIALVA, longa-metragem 1992 - O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS, série-TV 1993 - CHÁ FORTE COM LIMÃO, longa-metragem 1996 - SANTO ANTÓNIO DE TODO O MUNDO, telefilme
2. Ensaio: A EVOLUÇÃO ESTÉTICA DO CINEMA, I vol. 1959, II vol. 1960 DA ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO, 1961, 2.ª ed. 2002 INSTRUÇÕES INICIÁTICAS, 1999, 2.ª ed. 2000 LABORATÓRIO MÁGICO, 2002 O NEOPROFETISMO E A NOVA GNOSE, 2003
3. Teatro: A POMBA, 1983 A NOVA ILUSÃO, 1984 O OSSO DE MAFOMA, 1989
4. Ficção: O LIMITE DE RUDZKY, contos 1992 CONTOS DO ANDROTHÉLYS, romance 1993 SULPHIRA & LUCYPHUR, romance 1995 A SONATA DE CRISTAL, romance 1996 EROTOSOFIA, romance 1998 O CIPRESTE APAIXONADO, romance 2000 AS FURTIVAS PEGADAS DA SERPENTE, romance 2004
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