Com as tábuas das exclusões estão colocados os fundamentos da verdadeira indução; que, contudo, não será perfeita se não se apoiar na afirmativa. Mas nem a própria exclusiva está completa, mormente logo de início. Com efeito, a exclusiva (como é evidente) representa a rejeição das naturezas simples; mas se ainda não possuímos noções justas e verdadeiras das naturezas simples, 117como pode o procedimento exclusivo ser correto? Algumas das noções antes mencionadas (como a noção da natureza elementar, como a noção da natureza celeste, como a noção de tenuidade) 118 são noções vagas e não bem determinadas. Por isso, de vez que não ignoramos, nem nos esquecemos da magnitude da obra que empreender (qual seja, a de colocar o intelecto humano ao nível da natureza e das coisas), de nenhum modo nos podemos contentar com o que até agora preceituamos; ao contrário, intentamos oferecer e subministrar ao intelecto os mais poderosos auxílios, que é o que passaremos a indicar. E, certamente, na interpretação da natureza deve-se formar e preparar o ânimo na interpretação da natureza, de modo que, de um lado, detenha-se devidamente nos vários graus de certeza e, de outro, pense também, especialmente no início, que o que lhe é permitido examinar depende sobremaneira do que ainda está para ser examinado.
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