HERBERTO HELDER EM SÃO PAULO / "Carbona", mostra Maria Alzira Brum Lemos
Foto: Estela Guedes
14-09-2005 www.triplov.com

Home Next

alzira_brum_lemos

NOITE MÁGICA EM SAMPA

O Conjunto Cultural da Caixa promoverá, no dia 5 de agosto de 2005, às 19h, uma palestra com a escritora portuguesa Maria Estela Guedes no auditório do 6° andar do Edifício Sé (Praça da Sé, 111).

No encontro, promovido em parceria com a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF, Maria Estela Guedes abordará a obra do escritor português Herberto Helder, um dos maiores expoentes da poesia lusitana moderna. A escritora publicou o livro "Herberto Helder, Poeta Obscuro" em 1979.

O evento terá ainda apresentação do escritor Claudio Willer.

Natural de Britiande, Lamego, em Portugal, Maria Estela Pinto de Almeida Guedes licenciou-se em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1978. Trabalhou como assessora principal do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa. Como escritora, é membro da Associação Internacional de Críticos Literários (AICL), da Associação Portuguesa de Escritores (APE), da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e do Instituto São Tomás de Aquino (ISTA). Também é investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL).

Direcção
Conjunto Cultural da Caixa

 

Quando o meu coração amadurecer,
em júbilo, quando o coração ficar maduro.
Meu deus, faz fremir os pés de milho dentro da terra,
faz crescer os pés de milho.
Fixarei os olhos no cimo da montanha de esmeralda,
em júbilo, os olhos no cimo da montanha,
e há-de nascer o senhor da guerra quando o ouro ficar maduro.

Herberto Helder