Madalena Férin
(1929-2010)

Notícia da morte de Madalena Férin

Madalena Férin, dos mais antigos colaboradores do TriploV, nossa amiga além de colega das Letras e do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa - CICTSUL, morreu ontem, dia 3 de Setembro de 2010, em Lisboa. O seu caso clínico (alguns anos na sujeição da doença de Alzheimer) continuará a ser estudado pela ciência. A boa Madalena até depois de morta continua a ser generosa connosco.

Madalena Férin é uma escritora de grande talento, com vários romances publicados, e sobretudo livros de poemas lindíssimos. No TriploV há escassa colaboração dela, porque infelizmente o site tem a idade da doença que incapacitou a autora. Em todo o caso, encontra em linha extractos dos seus últimos livros, «Um escorpião coroado de açucenas», poesia, e um capítulo do romance «África Annes». Duas conferências minhas, em homenagens de açorianos à sua conterrânea, uma na Casa dos Açores, em Lisboa e outra na instituição homóloga de Faro, também estão em linha, para quem quiser recordar ou conhecer esta muito original mulher das Letras portuguesas.

Em nome pessoal, do TriploV e do CICTSUL, cumpre-me difundir a notícia e apresentar aos filhos, irmãos e mais família, as nossas condolências.

Maria Estela Guedes
TriploV - CICTSUL

Britiande, 4 de Setembro de 2010

Madalena Férin no TriploV

MADALENA FÉRIN . Maria Madalena Velho Arruda Monteiro da Câmara Pereira Férin nasceu em 1929 em Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel. Mas foi criada em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, terra de sua família (é neta do historiador Manuel Monteiro Velho Arruda e do poeta Armando Monteiro) onde viveu até 1958. De 1965 a 1975, residiu em Faro, onde concluiu estudos secundários. Licenciou-se posteriormente em Filosofia e passou a viver em Lisboa, onde é técnica superior do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. Está representada em diversas antologias poéticas. Traduziu vários volumes da Colecção "Nosso Mundo" e compilou textos em inglês para Culture and Civilization in Portugal (Universidade de Santa Bárbara, Califórnia). É autora de romances, contos (designadamente para crianças) ensaios e poesia, tendo recebido o Prémio Antero de Quental (Poesia) do Concurso Literário dos Açores/1990. Publicou para além dos seguintes livros de poesia - Poemas, Lisboa, 1957; Meia Noite no Mar, Lisboa, 1984; A Cidade Vegetal, Angra do Heroísmo, 1987 e O Anjo Fálico, Angra do Heroísmo, 1987, - os romances O Número dos Vivos, Angra do Heroísmo, 1990 e Bem-Vindos ao Caos, Angra do Heroísmo, 1996.

In: http://www.iac-azores.org/livraria/textos/madalena.html

Morreu em Lisboa a 3 de Setembro de 2010.