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ERNESTO DE SOUSA
33 Folhas:
O Museu dos Amigos

ENSAIO CONCRETO PARA UM MUSEU DOS AMIGOS
A LESTE DO PARAÍSO

a leste do paraíso deus colocou um anjo com uma espada de fogo
para guardar o caminho que conduz ao pé da árvore da vida
 
ao pé da árvore da vida
deixa-me ser eu a seduzir-te
.......................................eu mulher
.......................................eu serpente
eu provarei os frutos de ouro fascinante
 
aprenderás a transgressão
                            tu mulher
                            tu serpente
eu provarei os frutos de ouro
e fascinado
ousarei a transgressão
e o teu corpo nu

 ...........................amigo
............................a carícia
............................como um fruto proibido
............................recorta todos os perfis
............................e os silêncios
............................da (falta de) memória
............................e da vergonha
 
............................atravessa a rua
............................o tempo
............................como actividade erótica
 
parábola
e assim inventaram o pecado
o privilégio a proibição e a dor
............................beija-me na boca lentamente

............................ou noutro lugar

............................beija-me...............................a leste de qualquer paraíso






Para o
MUSEU DOS AMIGOS


 

 

Cartão da revista Imagem e fotograma de Raul Solnado no filme "D. Roberto"

a leste do paraíso
ela levantou a bota não sei onde
e marcou não sei onde o fogo do prazer
eu todo era uma dádiva
uma carícia
lançada sobre mim............................infantil
penetrou-me
com uma espada de fogo
e fui chegado ao pé da árvore da vida
no centro mesmo do jardim do paraíso


minha amiga.....................uma nuvem não chega para ti
nem os cânticos
nem hossanas antigos
estende devagar a tua mão sobre mim
submisso
erguerei para ti os rasgos e as bandeiras
e as chamas

os frutos as espadas
tocarei as pontas dos teus seios
tão levemente
 
como quando...........quase..........que
a brisa chega

ao centro do paraíso
ou (pelo menos)
A LESTE DO PARAÍSO

 

ENSAIO CONCRETO PARA UM MUSEU DOS AMIGOS
OU.............TENTATIVA ERÓTICA PARA UM PROGRAMA RIGOROSO
OU.............TAMBÉM ONTEM ELEGIA PARA UM ANIMAL DOMÉSTICO
OU.............EM FORMA DE HOMENAGEM A
OU

.....................CARTA DE AMOR SECRETA E DESPUDORADA
.....................OU EM FORMA DE IMPROVÁVEL MENSAGEM
.................. ..PARA TI.............................ÚNICA
 
para ti.............única.............múltipla e diversa
para ti..................................fascinante

...........................................sagrada
.............................................................olho os teus olhos
.............................................................bons
.............................................................primeiro terra
.............................................................e conjuntura depois
.............................................................animal doméstico
..........................................................................e ternura
..........................................................................depois ainda um
..........................................................................acerto uma tentativa
..........................................................................propriamente
..........................................................................um olhar
para ti..............................iminente ao tacto e sensível
.......................................sensível e sentido

 

MEMÓRIA

um olhar paramento.......um corpo que se entrega..............quase flor
quase campo.......... ......quase sem dono...........um jeito............a forma
                                                                       estendo a minha
                                                                       mão......................e toco-te
                                                                       és quase mão

 
ENSAIO CONCRETO PARA UM MUSEU DOS AMIGOS
A LESTE DO PARAÍSO


 
amiga
amigo
não posso estar longe de ti
senão contigo

e no entanto estou contigo 
na serena distância
na distância
na diferença
e no caminho

 
e na ausência de sentido
um fragmento de voz
um objecto
um projecto que ainda não foi pensado
um nome

em todos os países a leste do paraíso
 
estou contigo
longe doparaíso
longe de ti

MÉTODO 

Pega em tudo, a vida, a indiferença. E o que decidires é a 
criação do mundo. Uma ideia da ideia. Chama-lhe liberdade, é
prático.

.........................................tu serás esquecida eu serei esquecido eu fui 
.........................................esquecido tu foste esquecida as minhas decisões 
.........................................esquecidas permanecem

 
recomeço:
o comboio partiu como um suicídio............tu única és outra...........és
outro
o amigo.................também múltipla e diversa
 

MUSEU

os tempos foram solenemente....................as vitórias dissolutas
paradas como os teus olhos
...............................................................(a onde vais.........mão..........vou olhar)
não sei violar-te maternal.............................o soldado regressou condicional
e desertor obedeço

...............................................................a sombra
...............................................................a sombra
...............................................................a sombra
............................................................................. .a sombra
.............................................. ................a sombra

não há tempo para nenhum outrora................a memória é um futuro 
um
suicídio
     

 MÉTODO 

Perverte todas as ordens. Aceita a derrota como tempo cumprido. Não
professes.
Rasga a distância imprevista. Percorre.
.....................o meu olhar percorre bondosamente as tuas nádegas
.....................o pensamento
...................................................................................................(eu estou a caminho)
.....................beijo (te) sexo múltiplo e diverso
.....................nenhuma perversão é bastante
....................................................................................................(vou além do paramento)

 
Rasga, percorre, aceita
........................................(... e eu nas horas silenciosas
........................................embalarei as colinas do teu corpo
........................................como um jogral antigo
........................................um poeta)

MUSEU 

quantidade de informação da improvável mensagem................tudo
depende deste exacto e intencional momento...............este optar
.......................................................................(eu)
pela transformação de tudo.........................ela improvável mensagem

em palavras mais simples e trágicas:
comunicar com Tigo

amiga
único
amigo
diversa
nádegas...............fascinantes.........seios pequenos..........coluna..............campos e
campos................frémito e corpo

...............................(ele
...............................ela)
...............................partida e olhar................animal doméstico
carinho
.................................(aconchego-te a roupa
.................................boa noite meu amor)
noutras palavras: perversão
............................e o suicídio adiado (mas sempre possível
como a liberdade).............e  o  si.........lêncio

 E O SILÊNCIO
método
 

Deixa que o tempo permita cumprir subtilmente (ou de facto em
silêncio) o programa................e sê tolerante para com as regras
alheias. Mas não as cumpras. Prepara-te: a perversão exige
forças....................é preciso que tenhas raízes...................a terra é fofa
sabem-no as plantas 
   que não têm pressa     
 
........................é tudo tão fácil como
........................eu amar
........................te: homem ou mulher
........................ou.........animal doméstico
........................ou.........terra
........................ou.........colina
agora.....em.....a.....o.....só tu......só tu.........só tu.........só tu

 MEMÓRIA

não há diferenças...........só o gesto..............e a decisão pervertendo
tudo.........os blocos de conhecimento..............todo o exercicício (que
não aponte ao infinito)
 

MÉTODO

Entretanto faz de conta. Finge que vives a vida deles e perdoa-lhes (ou esquece). Não sejas inimiga do sem sentido. (A tua glória é outra, e só ela conta para a improvável mensagem). Para passar o tempo qualquer sexo é um sexo, usa como se não tivesses escolhido. Lê bem as instruções, o modo-de-emprego: terás sempre razão. (Só é preciso para seres tu a Única, a Primeira: não sejas a Última). (Tu já sabes o mais importante: quem não é por mim é contra mim). Mas se ainda tiveres alguma dúvida não hesites em exercer as pequenas perversões. Chamam eles a isso pornografia......................................

sem saberem que se trata de uma coisa nossa...........um processo..........um treino.... mero expediente operatório...........como um exercício qualquer...........muscular ou da atenção ou da memória. Um treino da habilidade. E passar o tempo. Não tem importância: são as nossas câmaras escuras.
 

PERVERSÃO
programa
 

amigo          tu não podes impedir o (meu) olhar
para o teu corpo numa fotografia
ou propriamente dito
a tragédia não é inventada     uns são os sacerdotes
a ordem   outros as vítimas             e só o teu (o meu)
olhar          pode abrir
o relógio o ponto a máquina
olhar libertino e libertário
anjo vingador
erótico
(e complacente  até  para si  próprio)

............................................se me limitasse a pensar nisto 
............................................ou naquilo seria como um bicho 
............................................bordando uma teia inútil
............................................uma aranha
............................................é preciso pensar e fazer um gesto
 
 

UM GESTO

talvez imperceptível.........mas.........(mesmo)..........secretamente
intencional
a mão no cabelo..........o afago aparentemente inocente o abraço
o olhar voraz
um gesto por cima dos sacerdotes
uma carícia
 
de resto................tanto faz..................és tu............única
múltipla e diversa

Para o
MUSEU DOS AMIGOS
Postais e cartas para MEG. A foto de ES com o cartaz a dizer: "quando nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade" (Almada Negreiros) pertence aos Cursos Quadrum, "Révolution je t'aime encore", Galeria Quadrum,1977.