PEDRA DE COBRE
Análise de um pedaço de cobre virgem
Domingos Vandelli
PEDRA DE COBRE, MANUSCRITOS
 
3. Apontamentos sobre um pedaço de cobre virgem. Academia das Ciências de Lisboa, Memorias Economicas e Physicas, 17, manuscrito azul nº 41: 387-388 (Domingos Vandelli).
 
Extractos

Foi apresentada a esta Academia [...] uma planta do cânhamo fêmea nascida na Quinta do Samouco, do Intendente Geral da Polícia, e que é de um tamanho extraordinário, sendo de comptº-------------------------------------------------

E também à mesma Academia apresentou o Director do Real Jardim Botânico a definição, e a análise química de um pedaço de cobre virgem, ou nativo, que neste ano se achou longe 2 léguas da Cachoeira[...] Nenhum Naturalista observou até agora pedaço de cobre nativo que pesasse 2616 arrates, e como peça muito rara vem indicada no Cél. Monnet uma no Museu de Freyberg que pesa 10 arrates. [...] Pela sua mistura com mina de ferro, se faz esta peça mais estimável, e rara, formando a dita mina de ferro, por assim dizer, o esqueleto desse cobre nativo. [...]Este Cobre é maleável, ou dúctil; não contém ouro, nem prata, e somente quase 7 por cento de ferro, como se conheceu na sua refinação feita no Laboratório Químico do mesmo Jardim.

 5. Ofício do Marquês de Valença para Martinho de Mello e Castro, relativo à descoberta de cobre e ouro em terrenos pertencentes à comarca da Vila da Cachoeira. Bahia, 4 de junho de 1783. Arquivo Público do Estado da Bahia. Cartas do Governo à Sua Majestade. 1778 à 1783. Secção de Arquivo Colonial e Provincial. Maço 136.

 Na  [?] da ordem de 14 de Fevereiro de 1782 no distrito onde [?] ...cobriu alguma mina dele, ou de ferro se achou outra porção do mesmo cobre, que o Doutor Juiz de Fora da Vila da Cachoeira já me entregou, a qual quero eu mesmo ser quem o apresente a Vª Exª com o mapa tipográfico daquele distrito. Ele foi tirado junto do lugar em que se descobriu o primeiro, e pesa uma arroba, uma libra e dez onças, e entre algumas pequenas pedras que também agora se descobriram no dito lugar mandei ensaiar na Casa da Fundição, digo da Moeda, uma que pesava uma onça, e no ensaio que se fez produziu duas oitavas, e cinquenta e dois grãos de cobre. [?] um granete tendo de quebra cinco oitavas e vinte grãos: Também acaso se achou no mencionado lugar uns grãos de ouro em pó de folheta miúda, e tirando-se nove para se fundirem, ficaram em oito, tendo de toque pelo ensaio que nele fez vinte e três quilates, e três oitavos.

Todas estas experiências se fizeram na minha presença, e remeto a V. Exª o papel junto do ensaiador da Moeda, Clemente Álvares de Aguiar em que declara o que eu sobre elas tenho relatado a V.Exª.

Deus guarde a V.Exª. Bahia a 4 de Junho de 1783. Illº e Exmº Senhor Martinho de Mello e Castro. Marquês de Valença

PRÓXIMO FOLHETIM

Carta de Manuel Galvão da Silva para o administrador do Real Jardim Botânico da Ajuda, Júlio Mattiazzi, em que fala da sua viagem à Bahia e das três quedas que deu pela serra abaixo na tentativa de descobrir o verdadeiro lugar da mina de cobre.