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MEMÓRIAS DO LAGARTO CABOVERDIANO
Maria Estela Guedes
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O amor pelos répteis...
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Além de o amor pelos répteis, antes de BB, não ser exorbitante, não havia investigadores nem técnicos para se ocuparem de tarefas tão morosas e delicadas como classificar, registar, conservar, etiquetar, preparar para exposição, as quantidades enormes de exemplares que afluíam ao Gabinete da Ajuda, provenientes das colónias. Em 1839, o pessoal ao serviço do museu da Academia é constituído por estas poucas personagens: Francisco de Assis de Carvalho, director; António Azevedo Coutinho, escrevente; António Caetano da Silva, desenhador; Diogo António da Silva, 14 anos, praticante de desenho; Porfírio Joaquim de Miranda, fiel; João Francisco Peres, 75 anos, reformado, preparador - nem conta; Martinho José Pires, preparador; Florindo António de Sousa, preparador; José António Pires, ajudante de preparador; e Cristóvão Nunes, porteiro.

Vejamos: se na época em que Bibron e Duméril me publicavam em Paris, só havia dois preparadores e um ajudante de preparação no museu da Academia, e o director não tem currículo de investigação zoológica (por ordem da Academia, em 1836, sai o seu único trabalho nessa área que lhe conheço, as Instruções sobre o Modo de Preparar, e Conservar Accidentalmente os Differentes Exemplares Zoologicos, que Houverem de Ser conduzidos das Possessões Portuguezas Ultramarinas até à Sua Definitiva Preparação), vinte e muitos anos antes, no Gabinete da Ajuda, sob a direcção do mestre italiano, a vantagem foi a de Vandelli, ainda assim, e com todos os defeitos, ter publicado a Flora et Fauna Lusitanicae Specimen (1797), primeiro inventário português do género, no qual aparece uma dúzia de répteis e anfíbios. Nos anos sessenta, quando começam a sair de
forma sistemática os artigos de BB no Jornal da Academia, será tarefa hercúlea organizar o museu de Lisboa, pois pelas mãos deste homem passam colecções tão ricas e numerosas como pelas de Agassiz, Darwin, Peters ou Günther. Além das portuguesas, vinham remessas das colónias, e Bocage comprava e permutava exemplares de todas as partes do mundo, sobretudo aves, répteis, anfíbios, peixes e mamíferos, tudo grupos que estudou, entre outros. Trabalho notável, enciclopédico, hoje incompatível com a especialização.

Volto a Feijó e à divagação: dentro da carta enfiou decerto uma lista dos animais e plantas que remetia, mas já se sabe: indicação em carta ou lista de envio não é etiqueta. Mãos diligentes, dois séculos depois, retiraram as listas de dentro das cartas, arquivaram cartas para um lado e guias de remessa para outro (1), de maneira que ninguém, hoje, compulsando a documentação histórica do Museu Bocage, pode afirmar, sem muitos pontos de interrogação, o que foi enviado por quem, quando, e de que parte do planeta. Sabotagem, como a atribuída a Vandelli? Nem por isso, apenas excesso de tempo disponível para o amadorismo (1).

Assente que a minha pátria era Cabo Verde, restava saber de que ilha. BB pôs em campo os seus correspondentes, a ver se conseguia descobrir-me. Um deles, Hopffer, chefe dos serviços de saúde no arquipélago, contará essa parte da minha biografia (2).

...quero tão somente noticiar um facto interessante em zoologia, devido à remessa de tres (3) repteis que enviei para o museu de Lisboa.

Eis o que me comunica a este respeito o diligentissimo professor Bocage, em carta de 4 de novembro ultimo: O nosso amigo Thomaz de Carvalho entregou-me em agosto os três lagartos vivos que V. Exª teve a felicíssima ideia de lhe mandar para o museu de Lisboa. É uma aquisição importantissima: é a nova descoberta ou antes a ressurreição de uma especie que se tinha perdido ha mais de sessenta annos, da qual nunca se soube ao certo a procedencia e que até já se julgava extincta. Andava eu ha muitos annos com o palpite de que elIa devia ser do archipelago de Cabo-Verde ou da ilha de S.Thomé. D'esta especie existe desde 1808 um unico exemplar no museu de Paris levado de Portugal pelo general Junot com muitos outros objectos zoologicos e mineralogicos do museu da Ajuda: foi descripta em 1836 por Dumeril e Bibron, que lhe deram o nome de Euprepes coctei (4), confessando que ignoravam a procedencia. Desde então até hoje nunca mais foi possivel encontrar esta especie em parte alguma!

Agora tenha conseguido verificar que o exemplar do museu de Paris fazia parte das collecções feitas em Cabo-Verde por Feijó em 1784-87, e tenho motivos para suppor que o exemplar de Paris e outros muito velhos que existem no museu de Lisboa foram colligidos no ilhéu Branco.

Ha cerca de cinco annos que andava empenhado na busca de uns lagartos encommendados pelo dr. Bocage, e de nenhuma das ilhas me souberam informar a tal respeito, até que vim a saber que no ilhéu Branco existiam lagartos grandes e gordos, que em 1833 serviam de alimento a uma colonia de facinorosos que foram desterrados para aquella pequena ilha deserta, sendo notorio que os colonos ali engordaram, devorando os adiposos repteis (5). Mandei vir tres exemplares, que depois de submetidos a um jejum absoluto de 40 dias animei-me a remetter vivos para o museu de Lisboa, onde chegaram de perfeita saude, vivos e ageis como se ainda estivessem folgando nas asperezas do ilhéu, conforme picarescamente se exprime o dr. Thomaz de Carvalho.

...lnformam-me alguns professores que Saint-Hilaire descreveu um esqueleto identico ao dos lagartos que remetti ao Museu de Lisboa. faltando à descripção os caracteres cranioscopicos, enquanto que se encontra em Cuvier a designação de caracteres craneanos que se ajustam à cabeça dos mesmos saurios. Estes factos curiosos deram logar ao dr. Bocage para suppor que aquelles dois insignes naturalistas descreveram. um, o corpo, e outro a cabeça do mesmo animal; supposição que acaba de ser confirmada pelo conservador do Museu de Paris, affirmando que effectivamente a Cuvier tinha sido entregue o craneo do celebre lagarto roubado ao Museu da Ajuda e a Saint-Hilaire o corpo. Sobre a questão escreveu o dr. Bocage um opusculo que está no prelo.

Villa da Ribeira Grande. 10 de fevereiro de 1874.


Em aparte: segundo nota de rodapé em 8ocage (1873), a resposta de Paul Gervais, conservador do museu de Paris, não faz referência a Saint-Hilaire, não significando isto que Hopffer tenha sucumbido a devaneios. Há é por aqui outro mistério que não tive pachorra para deslindar:

Je me suis occupé de vos demandes. L' E. coctei, type de I'espèce, est à Ia Galérie de Zoologie; son crâne a été enlevé autrefois, et je trouve dans nos cadres de Ia Gallérie d'anatomie comparée, le crâne du faux Lac. scincoides figuré para Cuvier dans les Ossements fossiles, pl. 244, fig. 35 à 37; il y est indiqué comme piece venant du Musée de Lisbonne, ce qui, je crois, confirme pleinement vos suppositions. C'est donc une affaire réglée, et je suis heureux de vous avoir rendu ce petit service.

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NOTAS

(1) Interessante observação: eu fiz isso, mas na altura em que escrevi este artigo nenhuma suspeita me atravessou o cérebro, pelo menos de forma consciente. Tive no entanto vergonha de assumir a narração em meu nome, e descartei-a na personagem do lagarto, substituindo a História pela Literatura, o que está certo. O pior defeito do Macroscincus coctei, como historiador, é ser um ingénuo... Está a enfiar todos os barretes do naturalismo. Veja, em Francisco Newton, "A Ciência na Exposição do Mundo Português", para saber como reagem alguns ingénuos quando descobrem que foram enganados. Em http://triplov.com/newton/polemica/

(2) Veja o original neste mesmo dossier: http://triplov.com/cabo_verde/hopffer

(3) Nunca se esquecem de referir o número de exemplares, 3: havia 3 velhos exemplares no Museu Bocage, enviados por João da Silva Feijó de Cabo Verde, e o de Paris seria um quarto. Hopffer envia 3 exemplares vivos.

(4) Realmente, lendo bem o manuscrito de Hopffer (copia2), não está escrito "coctei", sim "coctiu". E o manuscrito tem duas caligrafias, o que se nota sobretudo no final, quando se refere o Jornal de Sciencias Mathematicas, e no nome das aves "jabejabe". No dossier sobre a mamba de S. Tomé, carta de Paulino de Oliveira, a localidade onde um exemplar de Dendraspis fora encontrado (Uba-Budo) também está manuscrito por outra pessoa, no caso, Moller, que redige "Mabudo".

(5) Apesar das muitas diligências, nunca consegui confirmar esta surpreendente informação.

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