Nunca conseguiremos dizer tudo sobre a importância do Nome Divino.
A tradição judaica insiste especialmente na sua importância.
Segundo Leo Schaya, "l"Homme et l'Absolut selon la Kabbale", cap.VIII,
« Du Grand Nom de Dieu », (Pg.1155,sg.) é dito :
O Tetragrama YHWH - a « palavra perdida» - é designado o "Nome Completo" ou "a Síntese das Sínteses", porque ele abraça todos os outros nomes divinos.
É um nome Salvador, por excelência.
Cada consoante revela e simboliza um dos quatro aspectos ou graus de toda a Realidade divina.
Ele (o NOME) governa os "homens do Coração".
Ele permite a actualização imediata da Presença divina (ScheKinah).
Alguns textos serão suficientes para revelar a importância do Nome divino.
Vejamos o SALMO 115, 1º versículo:
"NÃO A NÓS, SENHOR, NÃO A NÓS, MAS AO VOSSO NOME DAI GLÓRIA, PELA TUA GRAÇA,PELA TUA VERDADE."
Constatamos que a vontade se concentra sobre aquilo que transcende o eu: é o ardente desejo de Deus.
Este versículo coloca em relevo o sentido profundo do Nome que sustém o mundo, e que é a raíz do nosso ser.
A "oposição" entre" NÓS" e o "TEU NOME" não é senão a distância entre o nosso Ego e o nosso Eu verdadeiro.
Porque o Nome divino é o nosso Nome.
O Sufi Shebestarî afirma:
"CADA UM PROVÉM DUM NOME DIVINO E REGRESSA A ELE".
Podemos pois dizer que cada um é uma modulação singular do Nome Único e deve tomar consciência disso para responder à sua vocação.
A Glória, esta Luz transcendental, deve ser reconhecida por todos os seres de Deus, que somos nós, seres virtualmente gloriosos.
A Glória manifesta-se pela complementaridade da Graça e da Verdade.
Mas vamos mais longe:
Quando da "QUEDA" do Homem e o seu consequente exílio do Éden, o Nome divino, que estruturava o ser humano, quebrou-se,e este turbilhão de energias, que fazia a sua Força, cessou de o sustentar.
Um único elemento do Tetragrama YHWH - e ainda muito reduzido, por assim dizer roubado, mora no coração do Homem: o REFLEXO DE W. |