Filo-Café "Inês de Castro" - Vigo - Pub Sete Mares
Hotel Águila. R. Victoria, 6 (esq. Praza de Compostela) 36201 Vigo Telef. 986.431.398

Maria Estela Guedes
Ondas do mar de Vigo*

A minha vinda a Vigo tem três objectivos: o primeiro é apresentar-vos o TriploV (http://triplov.org); o segundo, convidar os escritores da Galiza a colaborarem nele; e o terceiro é passear, tirar fotografias, deliciar-me com a vossa bela cidade, ponto de referência de uma literatura outrora comum, escrita numa língua que também nos unia, galaico-portuguesa.

Eu venho falar do ciberespaço, mas acima de tudo sou poeta, por isso sou sensível a este encontro cujo pretexto é um tema poético, o dos amores do rei português D. Pedro I e da vossa conterrânea, D. Inês de Castro. Em lembrança dos amantes reuni alguns textos no TriploV, desde Fernão Lopes a António Cândido Franco, poeta que lhes dedicou um romance, e ao grupo de jovens que assina colectivamente com o nome de "Poesia Vadia".

A matéria-prima da poesia é a língua, por isso são os poetas os artistas que mais profundamente a conhecem. Não, evidentemente, por terem estudado gramática, mas porque a língua é leite que se bebe no seio materno. Será gramática ou leite o que escreve Martin Codax?

...Ondas do mar de Uigo,

se uistes meu amigo!

..........E ay Deus, se uerra çedo!

 

...Ondas do mar leuado,

se uistes meu amado!

..........E ay Deus, se uerra çedo!

 

...Se uistes meu amigo,

o por que eu sospiro!

..........E ay Deus, se uerra çedo!

 

...Se uistes meu amado

por que ey gram cuydado!

..........E ay Deus, se uerra çedo!

A poesia é um estado de esplendor da língua, como dá conta um site na internet com esse nome: http://www.ofulgordalingua.com. Integrado nas iniciativas de Coimbra, Capital da Cultura, esse projecto, liderado pelo poeta Rui Mendes, produziu um poema singular apesar de colectivo, O Estado do Mundo . Em dez cantos, como Os Lusíadas, podem aceder a ele neste momento através da fachada do TriploV, pois temos em linha um fragmento do Canto III.

O TriploV, em http://triplov.com, é um grande portal de arte, cultura literária, científica, maçónica e teológica, que dirijo em Portugal com José Augusto Mourão, e no Brasil com Maria Alzira Brum Lemos. Embora publiquemos originais em várias línguas, o facto de o site ser português fez pender a balança primeiramente para o Brasil, e agora, por um efeito de atracção dos familiares, também é considerável o peso da Espanha e de países onde se fala espanhol. Vários poetas e ensaístas argentinos, mexicanos, peruanos, colombianos, chilenos e paraguaios colaboram coonosco. Em Espanha, temos um colaborador regular, poeta e ensaísta, José Repiso Moyano. Menos regulares, mas igualmente estimados, são os nossos colegas investigadores em História e Filosofia das ciências, Andrés Galera e Enrique Wulff, do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), e um jovem, doutorando em Antropologia, Juanma Sánchez Arteaga. Colaboração esporádica, mas muito apreciada por nós, é a de um arquitecto paisagista da Galiza, Manuel Ángel Seoane.

O TriploV é um lugar na Internet com expressão muito ampla no espaço cultural ibero-americano. Não nos cingimos só ao ciberespaço, também promovemos colóquios e desenvolvemos projectos com produções diversas. Neste momento estão abertas as inscrições para o VI Colóquio Internacional "Discursos e Práticas Alquímicas". É para ele que vos convido, mas as portas do TriploV estão abertas a outro tipo de colaboração, e sobretudo ao estabelecimento de relações de amizade com artistas e escritores da Galiza.

 
Comunicação ao Filo-Café Inês de Castro, Vigo, 5 de Novembro de 2005.
 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano