Vivências no Japão

 

FLORENTINA VAZ & MARIA CELESTE MONIZ


Os quatro óleos aqui apresentados foram pintados em coautoria por Florentina Vaz e Maria Celeste Moniz, na sequência de uma viagem realizada por esta última ao país, em 1980.

Florentina VazProcurou-se com estes quadros preservar alguns dos aspetos mais marcantes da sociedade tradicional japonesa: o seu culto pela natureza, nomeadamente as suas amendoeiras e cerejeiras em flor, na Primavera; os recolhidos jardins e pavilhões de madeira da alta aristocracia; o Fuji Yama, a montanha sagrada, com 3.776 metros; a mística que envolve os seus templos budistas, especialmente no Outono, quando as folhas caem. Por todo o lado, o domínio absoluto da harmonia natural, a profunda simbologia dos seus jardins, planeados ao ínfimo pormenor, o cosmos representado em espaços por vezes reduzidos, na permanente inter-relação simbólica da vegetação, das pedras e da água, onde o silêncio impera.

Maria Celeste MonizInfelizmente, esta espantosa riqueza vem sendo alterada pelos ventos de uma nova mentalidade, ultratecnológica, que tudo invade. Numa nova viagem, na Primavera de 2019, soubemos que até a preciosa Quioto houvera sofrido profundas alterações…