TEC - Teatro Experimental de Cascais

A Boba. Programa
Teatro Experimental de Cascais, Estoril, Março de 2008
A Boba no Cyberjornal
(http://www.cyberjornal.net/index.php/Teatro/-A-Boba.html)

O Teatro Experimental de Cascais estreia no próximo dia 12, a peça “A Boba”, de Maria Estela Guedes, protagonizada por Maria Vieira.

Segundo Eugénia Vasques, reputada professora e crítica de teatro, A Boba é «mais uma peça para fazer crescer, e levedar, o mito, também ele medieval, dos amores de Pedro e Inês».

Dividida em quatro partes, a peça, baseada num «texto desmistificador», sobre a vida da anã Miguéis - a Boba - mantém «do mito inesiano alguns traços distintivos relevantes».

«A anã Miguéis, objecto de prazer e de conforto de Afonso e Pedro e objecto de posse senhorial no decorrer da História de Portugal, vangloria-se permanentemente, de ser a verdadeira causa próxima da tragédia de Inês de Castro! Confidente das vergonhas e falsetas de todos os heróis mitificados, Maria Miguéis tem ciúmes da beleza da galega. E por isso instiga Afonso a cornear o filho e, depois, a assassinar Inês, como instiga Pedro a cornear Inês e, após a morte desta, encena o seu cortejo fúnebre e o beija-mão tétrico».

A narrativa atravessa o tempo, e Miguéis aconselha Pedro na localização dos túmulos no Mosteiro da Batalha e, pelos tempos fora, «da Monarquia à República, da carbonária aos Ficheiros da Net, passando certamente pela Inquisição, é ainda a anã Maria Miguéis quem, de cambalhota em cambalhota, de chiste em chiste, denuncia a surdez lírica de Pedro para, do mesmo passo, pronunciar a pior de todas as denúncias: a impossibilidade poética do mito de Pedro e Inês, ou seja, a inexistência da própria Poesia».

A peça tem dramaturgia de Maria João da Rocha Afonso, é encenada por Carlos Avilez, os cenários e figurinos são de Fernando Alvarez e a coreografia de Natacha Tchitcherova.

Conta ainda com o apoio vocal de Lucília São Lourenço; consultor de prestidigitação: Fernando Marques Vidal; fotografias de cena, Susana Paiva; luminotecnia e direcção de montagem, Manuel Amorim; sonoplastia e montagem, Augusto Loureiro; contra-regra e montagem, Rui Casares; assistência de ensaios e de contra-regra: Jorge Saraiva; manutenção de guarda-roupa, Virgínia Pão-Mole; Maiores de 16 anos.

http://www.cyberjornal.net/
TEATRO MIRITA CASIMIRO / TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS
Largo do Cruzeiro - Monte Estoril
2765-412 ESTORIL
Telef. 214670320
E-mail: t.e.c@netcabo.pt 
www.tecascais.org

encenação Carlos Avilez
Dramaturgia
Maria João de Rocha Afonso
Realização plástica
Fernando Alvarez
Canções originais
Luís Pedro Fonseca
Coreografia
Natacha Tchitcherova
Consultadoria de prestidigitação
Fernando Marques Vidal
Fotografias de cena e cartaz
Susana Paiva
Luminotecnia e direcção de montagem

Manuel Amorim
Sonoplastia e montagem Augusto Loureiro
Contra-regra e montagem Rui Casares
Assistência de ensaios Jorge Saraiva

MARIA VIEIRA em A Boba

de Maria Estela Guedes

Página Principal - Estela Guedes - Ciberarte - Letras - Alquimias - Teatro - A Boba - TEC
.