SIGNOS ARTÍSTICOS EM MOVIMENTO

Organizado por Ana Maria Haddad Baptista, Rosemary Roggero e Ubiratan d’Ambrosio, saiu no Brasil a coletânea de ensaios Signos artísticos em movimento (BT Acadêmica, São Paulo, 2017).

Os ensaios, ou se teorizam a si mesmos, caso precisamente do inicial, “O ensaio como resistência à dinâmica do mesmo”, assinado pelos organizadores, ou incidem em campos demarcados de signos, como a literatura, a música e as artes plásticas.

Muito apelativo, para além do mais óbvio interesse pedagógico, o facto de este livro romper com rotinas literárias, quer por ser cosmopolita, ao envolver escritores de vários países lusófonos, quer por o objeto de análise pertencer ao mundo, quer por praticar um discurso multidisciplinar, anti-académico até, no caso de Luis Serguilha, factos que se desencontram do mais corrente apoio em especialidades.

Além dos autores mencionados, participam na obra Marco Lucchesi, Lucia Santaella, Olgária Matos, Sonia Regina Albano de Lima, Diana Navas, Maria Estela Guedes, Manuel Tavares, Maurício Silva, Márcia Fusaro e Nádia C. Lauriti.

Muito belo objeto bibliográfico, pela conceção gráfica geral e em particular pela presença das ilustrações de Rose Marie Silva Haddad, o livro também pode ser adquirido na Amazon em versão e-book, e vale a pena procurá-lo.

 

Maria Estela Guedes