Domingo

Meu Caro Amigo

Restitua-se o crédito às caçarolas do mestre Carolo. As cólicas que o meu [ventre] sofreu em Coimbra não foram causadas pelo cozinhabre [?]. Desejo o seu pronto restabelecimento. Esta estação não é sua amiga.

Agradeço os seus medicamentos (1) que me têm sido aconselhados por mais alguém. Depois logo que lhe escrevi conheceu o Paulino que o Plectrophanes era a Emberiza nivalis em plumagem de Outono (2). Julgamos que o Phalaropus (3) é raro por me parecer que não vem nas suas Instrucções. Quanto à Andorinha é provável o que diz o meu amigo, diversidade de plumagem pela idade e estação. O Phragmita parece-nos a Calamod. phragmitis (4). Ele tem as penas do dorso pardas escuras com com uma ponta escura [...] cauda [...] e no bico são imbricadas (5), sobrancelha larga e branca amarelada. É não adulto. O Paulino trouxe mais espécies de Trás-os-Montes - Sylvia subalpina (6), outras espécies parecidas com a cinerea (7) quando se lhe não entra, asas e cauda da Cettia lusciniodes, estragou todos os exemplares a que atirou porque as riverains não se deixam ver do caçador senão muito de perto, como por vezes lhe tenho dito; muitos piscos de peito azul com o espelho branco - cyanecula (8), S. provincialis (9) muitas, phenicuras (10) muitas, viu lá pássaros que lhe pareceram a locustela (11). Trás-os-Montes é um paraíso de bicharia. Se o Paulino se lembra mais cedo de recorrer aos armadores de esparrelas, e leva quem lhe prepare as aves, trazia muito mais do que trouxe. Não se lembrou dos moluscos, ou não os achou, enfim não trouxe moluscos. Trouxe ainda mais espécies de aves do que aquelas que lhe digo, são ali muito abundantes muitas espécies que cá são raras.

Vou dar passeios nocturnos aos sapos. Tivemos ontem de tarde uma trovoada e próximo à noite sairam alguns sapos dos seus covis para gozar a chuva quente. Apanhei um cultrypes (12) novo numa noite chuvosa próximo a Celas. Noite de chuva quente vem e sê minha.

Há poucos dias trouxeram-me, este vindo da Beira, um lindo ninho do nosso Papa-figo; vem sem os ovos. Os Planorbis apanhei-os num tanque que é cheio de água vinda duma nora tirada por um boi, o depósito dos Plan. é a tal nora; por isso estão todos mortos os achados no tanque. A nora é muito funda, e admira haver moluscos naquela profundidade.

Amigo do Coração

Bicheiro-mor



(1) Bocage era médico. A maior parte dos professores de História Natural, até há bem poucos anos, eram médicos.

(2) Plectrophenax nivalis - escrevedeira-das-neves. Plectrophanes, Plectrophenax e Emberiza nivalis são sinónimos.

(3) Aves - falaropo. Há várias espécies.

(4) Calamodyta phragmitis= Acrocephalus schoenobaenus - felosa dos juncos.

(5) A frase está quase ilegível

(6) Sylvia subalpina=Sylvia cantillans - toutinegra carrasqueira.

(7) Sylvia cinerea=Sylvia communis - papa amoras comum.

(8) Cyanecula svecica=Luscinia svecica - pisco de peito azul.

(9) Sylvia provincialis= Sylvia undata - felosa do mato.

(10) Aves. Phoenicurus. Várias espécies de rabirruivo.

(11) Locustella - são as felosas.

(12) Pelobates cultripes.