19 de Junho 66.

Meu caro amigo

Estou muito zangado e aborrecido por me faltarem as suas notícias. Mandei-lhe no dia 12 a remessa e o recibo dentro duma carta na qual lhe pedia que me escrevesse no mesmo dia em que recebesse a remessa, e até hoje não recebi resposta sua! Receberia ou não a minha carta? É possível não a ter recebido e era bom que eu lhe dissesse aonde devia mandar pela remessa; porém não me recordo em que rua é o armazém para onde daqui são enviadas as remessas por Costa Pereira, que foi quem para lá a enviou. Pode ser bastante saber este nome para por ele indagar a onde há-de mandar. O ano passado enviei-lhe por ele 2 noitibós dentro duma condecita (1).

No domingo passado fui ao Paúl de onde trouxe ovos de Garcenho A. minuta (2), um ninho com 3 ovos da arundinacea (3) ou da luscinoides (4), uma Lavadeira Actitis hypoleucos (5) para o Paulino e nada mais. Não tem esperança de lá achar a Lym. palustris (6).

O meu amigo estará doente? Esta lembrança vem aumentar o meu cuidado. Hoje pelas 5 horas vou a Celas esperar pelo carteiro para ver se me traz carta sua, e por ele enviar esta.

Estou escrevendo com custo por causa duma borbulha de mau focinho que me nasceu num dedo da mão esquerda (7). Da serra não tenho recebido coisa alguma; tantas promessas e depois nada. É o que por aí acontece também. Fui há dias ao Dianteiro com o Paulino e ele depois de atirar alguns tiros a uma Saxicola stapazina (8), tiros sem efeito, foi lá no dia seguinte com Esparrelas e apanhou macho e fêmea. As Esparrelas são excelente armadilha. Trouxeram-me mais ovos da Coruja-das-torres, ovos de Pica-peixe e de Zorca (9), de cuco não veio ovo algum.

Receba somente o folheto

Rosa




(1) Condeça ou condessa, cesta de vime.

(2) Ardeola minuta - Ixobbrychus minutus. Garça pequena

(3) Calamoherpe arundinacea - Acrocephalus arundinaceus - ferreiro, rouxinol dos pauis. Frequente em Portugal de Abril a Outubro (Themido, 1952).

(4) Locustella luscinioides.

(5) Actitis hypoleucos - Tringa hypoleucos - lavadeira, maçarico das rochas.

(6) Mollusca. Limnaea palustris.

(7) Canhoto? Rosa faz os pontos de interrogação virados para a direita.

(8) Saxicola stapazina - Oenanthe hispanica - chasco-branco, rabialva. Caiada, em Bocage (1862).

(9) Scops Zorca, mocho pequeno, é dado como pouco frequente para Portugal (Bocage, 1862). Talvez Otus scops, mocho de orelhas ou mocho pequeno (Sacarrão & Soares; Themido).