Geometria prática de pontes e calçadas

ZUCA SARDAN
Zuca Sardan (Brasil, 1933). Nome literário de Carlos Felipe Alves Saldanha. Poeta, escritor, desenhista e diplomata. É um dos representantes da poesia marginal brasileira da década de 1970. 


Apresentamosa Geometria Prática, engajada, de proteção das Superfícies campestres e oceânicas,  das Pyrâmides, e na contenção dos Planos macro-industriais, astutamente ligados aos Círculos plutocráticos e aos desmandos das mamas colossais  da Globalização que velozmente transformam nossa Mãe-Terra num circence Globo-da-Morte onde evolui a motociclista  Miss Babilônia, charmosa numa tanguinha fosforescente, com seu sorriso de 33 dentes.  Já não podemos esperar mais, sequer até  o próximo Carnaval, que promete ser de arromba.

Por providencial acaso, eis que em recentes escavações da companhia do Metrô de Paris, num túnel passando por baixo do Lycée Charles-Magne, na Rive-Gauche, os operários encontraram o manuscrito original de nossa “Géometrie Pratique à l’Usage des Écoles“, sanatórios e hospitais, datado do século XIX, e de que o manual  segue sendo reeditado (a molecada não quer outro, pra cola).

Estamos agora empenhados na prometêica missão de reescrever e atualizar nossa Geometria Prática com a máxima urgência antes que seja tarde demais pra preservaçâo do Homo Sapiens, e outras espécies ameaçadas. Estando os manuscritos por ora sendo examinados e restaurados pelo Louvre, para iniciar nossa obra, teremos de nos basear no manual escolar.

 


Capytulo I – DEFINIÇÕES

1- Entende-se por definição a explicação do que é uma coisa, que conhecemos, mas só um pouco, sem a necessária clareza que seria de se esperar, da Definição.


Capytulo 2 – NOÇÕES PRELIMINARES

1. A Geometria Prática é uma ciência que trata da Extensão (duma corda, etc)
2. 2. A Extensão pode ter três dimensões, a escolher :
a) comprimento (duma barba, por exemplo)
b) largura (duma gigantona patagona)
c) altura (duma girafa)
3. Dimensão é o tamanho dum corpo num dado sentido (pra
esquerda, por ex.)
4. Extensão Cósmica é a totalidade do espaço onde estão colocados todos os corpos (humanos inclusive) que o Bom Deus criou, pra melhor ou pra pior, segundo o Livre Arbítrio.
5. Comprimento é a dimensão maior dum corpo (de um bom gigante, por ex.)
6. Largura é uma dimensão menor que o Comprimento que lhe é contraposto (um anão malvado, que se opõe, por exemplo, ao bom gigante)
7. Profundidde é a dimensão que se estende de cima pra baixo, em poços d’água ou de petróleo, no interior de vasos chineses, e no buraco do ponto.
8. Altura é a dimensão que se estende de baixo pra cima. Mas é preciso não confundi-la com a Espessura, como, por ex., a da pele do elefante.
9. 9. Uma linha, longa a não mais s’acabar, não tem largura nem espessura. Para vê-la, é preciso um par d’óculos muito possantes e uma lanterna fixada na cabeça do leitor.
10. Nas extremidades de uma linha de ônibus de encontram Pontos. Os táxis também dispõem de ponto. Mas não possuem linhas, como os ônibus.
11. Uma linha reta é o caminho mais curto dum ao próximo ponto de ônibus.
12. Uma linha curva é uma linha que não é reta, mas… torcida.
13. Uma linha horizontal, se for marítima, é de navio, dirigida ao porto mais próximo.
14. O fio de chumbo é um fio dirigido no sentido de uma linha vertical.
15. Nos trabalhos de alvenaria, uma linha de chumbo deve ser vertical.
16. Uma esquina não existe para duas linhas paralelas de dois ônibus que sigam a correr na mesma direção, cada vez mais depressa, mas que jamais vão se encontrar.


©REVISTA TRIPLOV DE ARTES, RELIGIÕES E CIÊNCIAS
série gótica. outono . 2018