Revista TriploV DE Artes, Religiões e Ciências

Direção|Maria Estela Guedes & Floriano Martins

PÁGINA INDEX Número 02|Novembro de 2009

 

NÚMERO 02

NOVEMBRO 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia Brasil

Banda Hispânica
Brasil

Incomunidade
Portugal

 

La Otra
México

TriploG
Portugal

Matérika
Costa Rica

 
 
 
 
 
 

Autores

 

 

FLORIANO MARTINS

Sombras Raptadas

 

 

NICOLAU SAIÃO
 (Portugal)

Sombras raptadas
Imagens poéticas de Floriano Martins

 

....Se a poesia, como já se disse,  é a transfiguração da realidade, a pintura (e de verdadeira pintura se trata - ainda que feita por outros meios – nestas 14 tramas plásticas, como o autor lhes chama)  é a transmutação da(s) imagem(s) que dessa realidade possuimos.

O fogo, a terra, a água e o ar são os elementos pelos quais a imaginação do mundo vai ao encontro da realidade palpável da matéria, da substância intemporal que anima a vida. Mas estes elementos não são apenas os canónicos da tradição e do conhecimento, sofreram transformações matéricas sob acção do Homem, dos tempos e das civilizações – o que fica bem expresso nestas sombras raptadas onde se faz aparecer o rio e a montanha, a terra calcinada e a floresta ubérrima, mas também os ferros retorcidos de um terrain vague, a ponte vicinal para algures ou para nenhures, o papel escrito e os pincéis em desordem, a sugestão de planetas que se demoram sobre um corpo, o infinito de pensamentos e de utensílios e de membros (pernas, mãos, braços) revelando-se subitamente. Plasmados num tempo, num espaço, num continente divisado (sugerido?).

Nomes: nomes de sombras e sombras de nomes que de repente encarnam numa evidente recordação. O amor é uma infinita repetição, já o dizia o Poeta ao apontar para o facto de que, em tudo, existem sempre o lado de dentro e o de fora e é fundamento do artista jungi-los, irmaná-los, permitir-lhes coexistir soberanamente uma vez limpos, reconfigurados pelo seu poder regenerativo de real  taumaturgo secular.

Como se fosse num sonho, a figura destas mulheres nomeadas propaga-se nas existências que as contemplaram, nos seus fragmentos e recorrências de agora. E se, como dizia Pierre Mac Orlan, nós somos de madeira, de erva e de barro, simples vegetais que nada têm de comum com alguém cujas ideias pesam mais que todas as cosmogonias conhecidas, multiplicadas por um poder sem limites, é igualmente certo que no nosso eu profundo existimos sem barreiras. Floriano Martins, à sua maneira, aí está para o demonstrar. 

Floriano Martins (Fortaleza, 1957)
Poeta, ensaísta, tradutor, editor e artista plástico. Participou das seguintes mostras coletivas:
“O surrealismo” (Escritório de Arte Renato Magalhães Gouvêa, São Paulo, 1992), “Lateinamerika und der Surrealismus” (Museo Bochum, Köln, 1993), “Collage - A revelação da imagem” (Espaço expositivo Maria Antônia/USP, São Paulo, 1996), e “I Muestra Internacional de Poesía Visual y Experimental” (Escuela de Artes Plásticas Armando Reverón, Caracas, 2009). Em 2005, participou como “artista convidado” da edição # 17 da Agulha – Revista de Cultura, com uma mostra de 50 colagens. Assina diversas capas de livros seus e de outros autores. Em maio de 2000 realizou o espetáculo Altares do Caos (leitura dramática acompanhada de música e dança), no Museu de Arte Contemporânea do Panamá. Um ano antes também havia realizado uma leitura dramática de William Burroughs: a montagem (colagem de textos com música incidental), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Em 2006, a mostra Teatro Impossível, reuniu leitura de poemas, canções, colagens e fotografias (Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza). Espetáculo similar realizou em 2009, durante o Festival Internacional da Cultura (Colombia). Esteve presente em festivais de poesia em países como Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Portugal e Venezuela. Coordena a coleção “Ponte Velha”, de autores portugueses, da Escrituras Editora. Em 2009, publicou os seguintes livros: A alma desfeita em corpo (poemas, Lisboa), Fuego en las cartas (antologia poética, Espanha), A inocência de Pensar (ensaios, Brasil) e Escritura conquistada. Conversaciones con poetas de Latinoamérica. 2 tomos (entrevistas, Venezuela).

CONTATO: floriano.agulha@gmail.com

CONTATOS

 
site search by freefind advanced

Maria Estela Guedes
Rua Direita, 131
5100-344 Britiande | Portugal
estela@triplov.com

Floriano Martins
Caixa Postal 52874 - Ag. Aldeota
Fortaleza CE 60150-970 | BRASIL
floriano.agulha@gmail.com

 
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
Não aceitamos trabalhos não solicitados

Portugal Brasil
Fortaleza | Britiande
Britiande 27.08.09

©
Revista TriploV
Português | Español | Français