Projetos escolares

PATRÍCIA AP. BIOTO CAVALCANTI & EVELYN CAMPONUCCI CASSILLO ROSA

Projetos escolares, trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional docente: uma revisão bibliográfica 


Resumo:

O presente texto apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que integrou o processo de elaboração de dissertação de mestrado defendida em 2017. O objeto de estudo da dissertação foram os projetos escolares como potencializadores da formação colaborativa de professores. De modo a produzir a investigação, procedeu-se ao levantamento bibliográfico de dissertações e teses nos bancos da CAPES e do IBICT partindo de descritores previamente elaborados que atendiam aos interesses da pesquisa, de acordo com o referencial teórico adotado.  A saber: protagonismo docente; formação docente na escola; formação docente colaborativa, trabalho colaborativo na escola, cultura colaborativa na escola; projetos escolares, grupos colaborativos de professores, desenvolvimento profissional de professores e formação continuada de professores na educação básica. Os procedimentos do trabalho investigativo incluíram: (1) consulta ao banco de dados de teses e dissertações da CAPES e IBICT segundo os descritores; (2) seleção dos trabalhos considerados relevantes à investigação; (3) elaboração de quadros e tabelas com as informações dos trabalhos  encontrados e selecionados; (4) leitura dos resumos e de partes dos trabalhos de modo estabelecer o grau de contribuição dos mesmos para a pesquisa a ser subsidiada, e (5) analise dos resultados produzidos. Do levantamento feito foram encontrados 288 trabalhos na CAPES e 139 no IBICT. Destes, foram selecionados para leitura de acordo como recorte da pesquisa, 30 trabalhos da CAPES e 11  no IBICT. Este texto explorará, também, os descritores elaborados, apresentando suas conceituações teóricas, bem como as dissertações e teses selecionadas. Pode-se concluir do levantamento bibliográfico e análise das teses e dissertações selecionadas que há um vasto acervo de pesquisas sobre grupos ou culturas colaborativas, contudo, encontram-se pouquíssimos trabalhos que abordam os projetos escolares como potencializadores dos grupos colaborativos, enfoque que a dissertação referida explorou e aprofundou.


Palavras-chave:
Formação colaborativa. Projetos Escolares. Levantamento bibliográfico. 


 Abstract:

The present text presents results of bibliographical research that integrated the process of elaboration of master dissertation defended in 2017. The object of study of the dissertation were the school projects as potentializers of the collaborative formation of teachers. In order to produce the research, a bibliographic survey of dissertations and theses was carried out in the CAPES and IBICT banks, starting with previously elaborated descriptors that met the research interests, according to the theoretical framework adopted. To wit: teaching protagonism; teacher training in school; collaborative teacher training, collaborative work at school, collaborative culture at school; school projects, collaborative teacher groups, professional teacher development, and continuing teacher education in basic education. The procedures of the investigative work included: (1) consult the database of theses and dissertations of CAPES and IBICT according to the descriptors; (2) selection of the works considered relevant to the research; (3) elaboration of tables and tables with the information of the works found and selected; (4) reading the abstracts and parts of the works in order to establish the degree of contribution of the same to the research to be subsidized, and (5) to analyze the results produced. From the survey, 288 works were found in CAPES and 139 in the IBICT. Of these, they were selected for reading according to the research cut, 30 works by CAPES and 11 by IBICT. This text will also explore the elaborated descriptors, presenting their theoretical concepts, as well as the dissertations and theses selected. It can be concluded from the bibliographical survey and analysis of selected theses and dissertations that there is a vast collection of research on groups or collaborative cultures, however, there are very few studies that approach school projects as potentialisers of collaborative groups, a focus that the dissertation referred to explored and deepened.

Key-words: Collaborative formation. School Projects. Bibliographic survey.


Introdução

Outra questão apontada por Lelis (2012) diz respeito à dissociação entre as políticas de formação de professores e os problemas relativos à diversidade do público escolar.

O trabalho do professor não pode ser pensado separadamente do trabalho do aluno. Não é produtivo questionar a formação e o exercício profissional dos professores sem se interrogar o que mudou, como os alunos constroem sua experiência escolar, qual a relação com o saber, qual o sentido atribuído às vivências escolares. (Lelis, 2012, p.166)

Segundo estudos realizados na Fundação Carlos Chagas (FCC) por Davis et al (2012, p.9), é num contexto de dupla preocupação, de um lado, com a qualidade de escolarização oferecida às crianças e aos jovens e, de outro, com o desenvolvimento profissional dos docentes, que a formação continuada de professores, em sua articulação com o trabalho docente, é alvo de interesse.

Esses estudos consideram que a formação continuada é central para o desenvolvimento subjetivo e profissional dos professores e faz parte de um projeto pessoal, como uma escolha necessária para que se possa dar sentido e valor à atividade docente.

Pode-se observar, na experiência do magistério em escolas públicas nos dias de hoje, que a Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), como espaço de formação, apresenta claramente esta desmotivação dos professores, o que se chama aqui de desencantamento docente. Entre 20 professores aproximadamente, é possível ver 2 ou 3 realmente interessados nos trabalhos propostos. A postura dos, até então, educadores, aponta a falta de colaboração, falta de compromisso e proatividade, gerando conflitos e disseminando um clima organizacional desfavorável para a formação. Além disso, os professores apresentam-se desprovidos de interesse quanto às leituras propostas, se colocando no senso-comum ao expor suas opiniões sobre os assuntos em voga, quando questionados.

Assim, defende-se que não apenas o desencantamento docente, que vai tomando forma ao longo da carreira, mas também o fato das propostas vindas do sistema chegarem prontas são causas para uma resistência que se consolida dia a dia. Propostas que poderiam ser prazerosas e adaptadas à realidade, buscando-se resultados significativos, passam a ser vistas como enfadonhas ao corpo docente.

A formação continuada pode ajudar a superar os déficits, mas não se não for prazerosa. Não se não houver uma perspectiva de trabalho, mesmo que sobre um modelo dado, em que o professor sinta-se parte dela, em que possa criar ou adaptar sua prática, suas expectativas, seus desejos, frente à realidade e necessidades do aluno, da sua turma, frente às suas próprias necessidades. É preciso que as ações formativas cheguem às salas de aula, que o professor seja capaz de se apropriar destes conteúdos, desta metodologia, de toda esta didática, para melhorar o seu desempenho na sala de aula. (DAVIS; NUNES; ALMEIDA; SILVA; SOUZA, 2012, p. 38)

Segundo Day (2001, p. 16) é necessário promover o desenvolvimento profissional contínuo de todos os professores, ao longo de toda a carreira, para que estes possam acompanhar a mudança, rever e renovar os seus próprios conhecimentos, destrezas e perspectivas sobre o bom ensino.

Assim, se a formação tem o sentido de apoiar o professor, dizendo da importância de entender que o conhecimento vai sendo construído diariamente, é possível pensar na possibilidade de incluir nesta formação o trabalho com projetos didáticos pedagógicos. O trabalho com projetos, neste contexto, pode ou não dizer respeito aos projetos prontos enviados pelos sistemas, todavia, esses tais projetos devem ser pensados, construídos e/ou reconstruídos pelas mãos dos próprios professores, em conjunto com seus pares e gestores. Que estes projetos sejam pensados de acordo com suas turmas, considerando suas realidades e necessidades, que devem abranger não apenas os alunos, mas principalmente, aguçar a motivação e desejo dos professores em alcançar resultados positivos.

Para Day (2001, p. 17), os professores não podem ser formados passivamente, mas formam-se ativamente. É, portanto, vital que participem ativamente na tomada de decisões sobre o sentido e os processos da sua própria aprendizagem.

Tendo o papel central no pensamento crítico e no desenvolvimento dos professores, como aponta Day (2001), o protagonismo docente fica mais visível, posicionando o professor como líder do processo pedagógico, que foca seu trabalho na efetiva aprendizagem do aluno e não se prende às limitações externas para alcançar seus objetivos.

A partir do que foi exposto, os projetos escolares ganham relevância, à medida que podem possibilitar um trabalho colaborativo entre professores e gestores em formação, alunos, comunidade ou a quem possa envolver, de maneira a enriquecer o trabalho pedagógico, consequentemente resultar numa aprendizagem significativa. Com vistas a investigar tais temas, procede-se ao levantamento bibliográfico de dissertações e teses que pudessem contribuir para a investigação sobre os projetos escolares na formação continuada de professores numa perspectiva colaborativa.


1- A produção acadêmica sobre a temática em estudo

O levantamento bibliográfico deu-se durante o ano de 2016, com a pesquisa de teses e dissertações. Tal coleta de dados, foi feita por meio de internet e resultou em um total de 427 trabalhos catalogados, provenientes das consultas feitas ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em ambas as pesquisas, foi possível delimitar os descritores e ainda, utilizar-se de ferramentas para refinar as buscas, quer fossem por autor, área de concentração, Instituição ou Biblioteca. Utilizou-se então os seguintes descritores: (1)Protagonismo Docente, (2) Formação Docente na Escola, (3) Formação Continuada de Professores na Educação Básica, (4) Desenvolvimento Profissional de Professores, (5) Formação Docente Colaborativa, (6) Trabalho Colaborativo na Escola, (7) Cultura Colaborativa na Escola, (8) Grupos Colaborativos de Professores e (9) Projetos Escolares. Neste texto a exposição dos resultados da pesquisa restringir-se-á aos descritores 4 a 9. Serão agrupados para discussão os descritores 5 ,6, 7 e 8, pois entende-se o grau de congruência analítica que apresentam

Pelos resultados apurados, a temática de pesquisa apontou ser pertencente a uma área de investigação relevante, que já vem sendo explorada pela academia. Contudo, vale ressaltar que os descritores utilizados trouxeram resultados muito abrangentes e amplos, além da recorrência de um mesmo trabalho em diferentes palavras-chaves e suas combinações, sendo assim, fez-se necessário um refinamento mais criterioso a fim de selecionar os trabalhos mais relevantes e pertinentes. Desta forma, foram selecionados 41 trabalhos. Os resultados quantitativos são os que constam na Tabela 1, apresentada a seguir: