PSICOMORFILUM / XANGAIADA CHIC-CHOC / À canzana na Tanzânia
PEDRO PROENÇA (ROMANCE E PINTURAS)
08-10-2003 www.triplov.com

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canzana


(D)

De Lésbia antiga per rememorium Safo e Alceu. Também lastimo os versos podres. Tudo o mais foi escrito para as comemorações nestera cantada de mundos desconcertados ó giordano/camões!

O meu sono era um cão que ramificava com marte, que distinguia as mãos dos martelos, o rosto da adjectivação.

Da Lésbia sacudidas grilhetas. Uma esprânica subtermater rememoriada maritalmente.

Localizava-se nos locais sentada nos degraus. Nas paisagens de vapores mesmo. E o meu almirante era um barco louco; um sulco indúltico sussurrando as medalhas provisórias da loucura. Por exemplo: turgidas. Túrgidos perfis. Púrfidos tergis.

Um lento laico arcaico dom de possuir.

Quantos buracos quizestoutrem congeminar no térreo momento? - reduzir a pó a entoação!

De Lésbia antiga a polida perdida poesia essa escuto e maliciosa aprecio de silêncio a pavio. Um interior intimamente animado.

Predizpraga Persésofana agvuraltosa; ou uma Academia Insurreccional de Redescobrir e Reenviar para um Positivismo Sistemétrico um Amor, um Fascínio: era a descoberta do tempo como dimensão sistematizável. Nascia a velocidade, reduzia-se o espaço. Ou: desloca os hinos para a madeira do céu, para a madeira do «Ai!». Mede primeiro as esporas que do teu pai Tirésias nomeou a cegueira.

Seria um terror linguobliquo? Uma pintura? Uma realidade de espelho? Quiz queimar os incêndios. A tela era um animal, um cão, a lua, um planeta. E dizer: Leonardo cuidado com os discípulos! Estrangulai esses patifes que não dão sentido à vacuidade!

A bifurcação das escolas. Era como o verbo amar.

De Lésbia obscenantiga a boca luxuosa de oscular o sexo dos bispos ou o séquito do Duque & quem sabe o próprio que é mistério estas coisas o vedado «amando». Eufórico corpopo de imaginada deusa. Térfidos púrgis. - O nome português que esmagas e odeias há-de seguir-te sempre, auréola de glória, esubre mãe.

E mais uma vez desci à praia salpicado de inconstância. O vento era uma giboia leve de fragatas. E o mar ruivo como um leão de nunca, uma bola cristalina de fogo. E estendia-se a imaginação em vibração incalculável de destemida inspiração: o mar

ou
«uma toalha que escorre».

numa cumplicidade completa e constante.

Um dia e mais um dia. Como um gafanhoto. Franciscano?

Nas joias-claraboias-tipoias existiu a negramente palidez humana que os Bórgias, os Sforza, os Médici, a dogeatura, e toda quanta familia (entranhadas em famigeradas instituições) tiveram a mania de chamar de