Escultora.
Nasceu em S. Brás de Alportel, a 15 de Novembro
de 1880 (1979).
Faleceu em Faro, a 21 de Agosto de 1958
Rosalina, ainda que rodeada
pelos seus três irmãos superiormente dotados, não revelou, que se
saiba, na infância e adolescência para a escultura, em que se viria a
afirmar como a maior, se não a única escultora algarvia da primeira
metade do século XX.
Talvez a menina fosse
especialmente habilidosa na confecção e moldagem de bolinhos de
amêndoa ou de massa sovada, onde se poderia adivinhar a sua
inclinação. Mas quem é que ligava, ou liga, a essas artes menores?
O que se sabe, dito pela
própria, numa entrevista dada a Vítor Melo e editada por Gomes &
Rodrigues, Lda, Lisboa, s.d., é que, sendo já casada, «numa noite de
luar, quando me aproximei de uma das minhas janelas vi que o luar
enchia o infinito e iluminava de tal beleza as chaminés, que me deu a
impressão maravilhosa de estar num imenso jardim ornamentado por
estátuas. Quanto mais contemplava as chaminés mais via nelas figuras
com expressões e atitudes diferentes».
Começou então a modelar em
gesso duro cortado a canivete. Uma das primeiras obras terá sido o
busto de sua mãe que, na altura, teria cerca de setenta anos.
Sentindo que precisava de
aprender, adquiriu alguns livros da especialidade e, nas suas idas a
Lisboa procurava ensinamentos junto de escultores conhecidos, o que
lhe permitiu passar para a modelação em barro antes de passar as peças
ao gesso.
A morte prematura dos irmãos
Bernardo e Boaventura, a doença incurável do filho mais velho e, mais
tarde, do marido, foram aspectos muito dolorosos que a escultora
conseguiu suportar tendo como lenitivo a sua arte.
Rosalina Passos deixou-nos
dezenas de obras, algumas em barro que o tempo deteriorou ou mesmo
destruiu, outras em gesso que se encontram em casa de descendentes da
artista e no Museu Etnográfico do Trajo Algarvio.
Ainda em vida da artista
algumas das suas obras estiveram expostas na Sociedade Nacional de
Belas Artes, incluindo Angústia, que a escultora ofereceu para as
vítimas do ciclone de 15 de Fevereiro de 1941.
Sublinharemos as figuras de
presépio em tamanho natural e um busto de mulher numa expressão
dolorosa a que chamou Súplica, e que teve como modelo a própria
artista, que, na entrevista atrás referida diz:
«Servi-me de um espelho e fui
eu mesma o modelo do meu trabalho. Não copio as minhas feições mas a
expressão do meu rosto… tive um trabalho extenuante de persistência e
principalmente de concentração, para fazer a expressão e as mãos com
os dedos entrelaçados em ar de súplica…».
Aos 78 anos de idade faleceu
Rosalina de Passos, deixando uma obra ímpar e genial na história da
escultura algarvia realizada por mãos femininas.
Algumas fotografias dos seus
trabalhos foram reproduzidas na imprensa regional e nacional, tendo
merecido referências elogiosas dos periódicos da época.
Rosalina de Passos também fez
poesia, que deixou inédita ou dispersa por jornais.
É dedicado ao irmão Bernardo o
soneto seguinte, amavelmente cedido por sua neta Dr.ª Graça de Passos:
«Avivo-te na lembrança e vejo ainda
Teus olhos fitarem-me docemente.
Vejo-te agora e sempre, sorridente,
Em uma auréola de bondade infinda.
E na minha saudade, que não finda,
Rezo os lindos versos onde é presente
A tua alma de Santo, ternamente
A falar numa voz astral e linda…
Não morreste, não; na região etérea
Teu ‘spírito liberto da matéria
É ritmo e é luz, é perfeição.
A vida, asa dorida, é vã quimera,
E o pranto é lava de uma cratera
Enchendo o mundo de negra aflição».
In:
«Quem foi quem?: 200 Algarvios do Século XX / Glória Maria Marreiros.-
Lisboa: Edições Colibri, 2000; p. 385-386»