Pasco elétrico de maio

 

ZUCA SARDAN


EXTRA!!!! EXTRA!!!! PASCO ELÉTRICO DE MAIO!!!!!

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

LANÇAMENTO DE HYENA, E NÃO DE CÃO, EM AMSTERDAM

      No magnífico Auditório do Lyceo Maurits de Nassau, em Amsterdam, em fins de dezembro de 2019, já às vésperas de Natal, o Reitor batavo Erasmo de Rotterdam e o Reitor Finel, do Lyceo Pytanga, perfilados na entrada,  aguardam a iminente chegada de ilustres hóspedes,  de perucas barrocas, já apeando das carrozzas, das mais renomadas Universidades de Flandres, Bruxelas, Haia, Paris e  Palermo, impacientemente esperados pela Inteligentsia local, já fazendo fila diante do portão do Lyceo Mauritz, pra esgotarem o estoque de exemplares do provávelmente explosivo besticela em Flandres e em toda a Batávia:

zszszszszszszszszszszszszszszszszszszszszszzszszszszszsz

‘De hyena, niet de hond’ (de Hyena e não de Cão),

poesias de Zuca Sardan traduzidas por Harrie Lemmens,

ed.www.koppernik.nl

(ISBN 978 94 923 1387 4/NUR 306), ed. 2019, NL.

zszszszszszszszszszszszszszzszszszszszszszszszszszszszsz

O chofer do caminhão, ouvindo pelo rádio renhida partida de futebol, perdeu-se no caminho e entregou o pacote da edição em endereço errado, de que esqueceu a localização.   Segue, há já alguns meses, intensa operação de busca do precioso pacotão.

O Príncipe João Maurício de Nassau, grande amigo do Brasil, se havia preparado pra festa de lançamento, quando o caminhão se perdeu. Precatado, porém, Dom Maurício havia telefonado antes pro Lyceo, e soube  do ocorrido . Escapou assim, o previdente Maurits, de uma inútil espera, que durou horas, até alta madrugada, com o Reitor entretendo os convidados, com interminável xaropada.

Mas e agora, pruma segunda tentativa, quando se encontrar o pacote perdido, que fará o nosso maquiavélico aristocrata? Não percam nossa próxima reportagem, quando terão grandes surpresas !!! Enquanto isso, vocês podem ir comprando o livro, que já conta com o nihil obstat dos Padres Antonio Vieira, e Manuel de Sousa, e…   JÁ ESTÁ NAS LIVRARIAS.

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

LANÇAMENTO DE HYENA, E NÃO DE CÃO, EM AMSTERDAM

Segunda Tentativa, após a malograda primeira, de lançamento do prospectivo best-seller

zszszszszszszszszszszszszszszszszszszszszszzszszszszszsz

‘De hyena, niet de hond’ (de Hyena e não de Cão),

poesias de Zuca Sardan traduzidas por Harrie Lemmens,

ed.www.koppernik.nl

(ISBN 978 94 923 1387 4/NUR 306), ed. 2019, NL.

zszszszszszszszszszszszszszzszszszszszszszszszszszszszsz

Encontrado quatro meses depois, o pacote de exemplares, projeta-se agora uma segunda tentativa de lançamento, embora a edição já se encontre quase esgotada, face às vendas colossais nas livrarias. Embora novamente convidado, para essa segunda tentativa de apresentação oficial, o Príncipe João Maurício, já escolado, resolveu pra esta nova recepção nomear, para representá-lo, o consagrado pintor Van Post que o acompanhara ao Brasil, onde pintou o papagaio, o tatu, o gambá e o tamanduá, que puderam assim ser conhecidos e apreciados na Holanda e na Bélgica, mas não na Espanha, dadas as relações então estremecidas entre as duas nações. Van Post veio acompanhado do cachorrão Rox,  que o Príncipe achou seria interessante apresentar dado o sugestivo título da obra a ser lançada.

Mas havia outras personalidades presentes, a começar pelo autor do livro, Zuca Sardan, envergando uma casaca repleta de refulgentes medalhas da Prússia, da Carélia, da Lapônia e da Zbornya Zagarbuzina; além de, pageando a Rainha Cloé, de Palmyra, o alchimista  Doutor Xarkot, diretor do Mvseo Tabu, e inventor do Xarope Viropata Palmyra, o único que mata os pérfidos virus micropatas Xangai Fung, mais diplomaticamente conhecidos como Corona, razão porque a garrafa do Xarope Vesúvio leva um belo retrato da Rainha Cloé com a milenar coroa de Palmyra. As peripécias da movimentada festa de lanchamento apresentaremos em nova instigante reportagem.

************************************

Enquanto divagávamos, entrou no Lyceo o genial Franz Post, trazendo à coleira o magnífico molosso Rox, pertencente a Dom Maurício, que aparece inclusive, ao lado de seu mestre, no famoso quadro do Príncipe, hoje uma das atra3ôes do Museu do Louvre, em Paris. Enquanto divagávamos nestes circunlóquios, eis que a festa agora se abala com inusitada agitação.

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

VAUDEVILLE  FLAMENGO

REITOR FINEL – Cuidado, rapaz, a Hyena fugiu da Mala !!!!!!

overdracht HYENA 1 – IUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

(O molosso Rox jogou Van Post por terra e avança, arrastando o genial pintor, na sua sanha louca pra pegar a Hyena. Luta feroz com Franz Post embolado no meio da fatal refrega)

overdrach ROX 1 – AUAU AU GRRRRRR AUAU !!!

overdrach FRANZ POST 1 – Sossega, Rox ! Sossega !… A Hyena é boazinha…

(Enquanto Rox ouve Franz Post, eis Hyena que morde e arranca-lhe metade do rabo RAAAAAKKTTT !!!!)

overdrach FRANZ POST 2- Cuidado, Rex!!!  (vrapptt!!! ). Ohhh … troppo tarde …

overtrach ROX 2 – UUUUIÚÚÚÚUIÚÚ AUAUAUAU !!! uuuIUIUiiiiiii…

(exeunt Rox ganindo, arrastando na coleira o audaz Van Post )

PÚBLICO, aplaudindo entusiasmado – BRAVOOOO !!! Franz Post !! Franz Post !!!

overdracht HYENA 2 – RI-RI-RUUUUUUUU-AH-AH-AH-AAAAAAHH

UIIIIIIIIIIIIIUUUIIIIIIIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUUU

overdracht REITOR 1, pros convivas)- Pega !! Pega !!! Pega !!!  A Hyena Louca vai comerrr todos os liiiivroooozzzzzzzzzzzz !!!!

overdracht HYENA 3 – RIIIII-RUUUUU-RAAAA-RAAAARAAAAAAAAAAAAAAAA- nhoc-nhoc-nhoc…

(Bedel gira a manivela e…)

CORTINA cai, precípite)- PAAAAAAAAAAAAAFFFFFFFFFFFFTTT  ! ! !


zuca sardan