Os cinco poetas portugueses de Julia Wong

 

 

 

 

 

 

 

 

MARIA ESTELA GUEDES
Dir. Triplov


«El respiro inquieto / O respiro inquieto – Cinco poetas portugueses» é a obra a que Julia Wong Kcomt imprimiu urgência, sabendo que o seu fim se aproximava. De facto, faleceu há três dias, com muita mágoa nossa. Participam na antologia João Rasteiro, Maria João Cantinho, António Carlos Cortez, Alberto Pereira e eu, Maria Estela Guedes.
Acabo de receber o livro, mas foi muito difícil a operação de desalfandegamento. Pensei que os meus colegas já o tivessem recebido, afinal o João Rasteiro está no desespero por que eu já passei, e para cúmulo querem cobrar-lhe mais do dobro do que paguei – não é pagamento à editora, sim aos correios, CTT! Se os meus colegas têm problemas, peguem no formulário e levem-no a uma estação de correios, decerto a ajuda presencial é melhor que a da Nadine, on-line, que me pareceu um robô.
Julia Wong assina o prefácio, em que assinala o motivo da seleção – “respirar al margen para renovar el aire” – o que nos deixa aos cinco escolhidos na confortável posição de não pertencermos à maioria acomodada, de termos algo de renovador como proposta. Excelente. Antologia bilingue, conta com traduções de Liliana Nunes de G., Maria Leonor F. Crespo, Maribel Sobreira e Maria Alzira Brum . O ensaio «Um mundo para Julia», de Luís Novais, fecha a obra.
O livro foi editado em Lima, Peru, pela Paracaídas Editores, 2024
Britiande, 15.03.2024