FERNANDO BRANCO
Univ. Lisboa (IST); Acad. Port. de História
O presente artigo é uma síntese do livro Os novos Painéis de S. Vicente (2018), onde se apresentam análises mais detalhadas e justificadas para muitas das conclusões apresentadas.
Resumo
Uma investigação da iluminura do Códice de Paris da «Crónica da Guiné» (séc. XV) permitiu identificar o famoso homem do chapeirão como sendo o Infante D. Pedro e não o seu irmão, o Infante D. Henrique. Esta investigação levou depois ao estabelecimento uma interligação entre os Painéis de S. Vicente e a «Chronica dos Feytos, Vida e Morte do Infante Santo D. Fernando que Morreu em Fez» e assim, 150 anos depois da descoberta dos Painéis, obteve-se uma sua explicação global e coerente, identificando todas as personagens principais aí representadas. Cada Painel corresponde a uma cena datada, do martírio do Infante Santo e dos cativos que o acompanharam, história que tem como objectivo principal a glorificação/santificação deste Infante.
Palavras-chave: Painéis de S. Vicente; Infante Santo; Infante D. Pedro; Infante D. Henrique; Códice de Paris.
Abstract
A research into the illumination of the Paris Codex «Chronicle of Guinea» (15th century), identified the famous man of the large hat, as being Infant Peter and not his brother, Henry the Navigator. This research made it possible to establish an interconnection between the St. Vincent Panels and the «Chronicle of Holy Infant Ferdinand who died in Fez» (15th century) and thus, 150 years after the discovery of the Panels, a global and coherent explanation was achieved for its meaning, identifying all the main characters represented there. Each Panel corresponds to a dated scene, of the martyrdom of the Holy Infant and of the captives who accompanied him, a story that had as main objective the glorification of this Infant.
Keywords: St. Vincent Panels; Holy Infant, Infant Peter, Henry the Navigator, Paris Codex.
FernandoBranco-O Significado dos paineis
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