ISSN 2182-147X  . EDITOR | TRIPLOV . Contacto: revista@triplov.com . Dir. Maria Estela Guedes . PORTUGAL .
Página Principal . Índice por Autores . Série Anterior .
Revista TriploV de Artes, RELIGIÕES & Ciências . Ns . Nº 58. maio-junho 2016 . Índice
  sítios aliados
Encontro com a Bíblia | Casa das Monjas Dominicanas do Lumiar | 21.05.2016
Website no TriploV: http://triplov.com/poesia/encontro-com-a-biblia/index.htm
 

Leitura encenada

 

OS MENINOS

(NASCIMENTO DE JOÃO E DE JESUS)

Lucas: I; Alcorão: sura19; mantras

Seleção e colagem de textos de Maria José Camecelha,

Maria Estela Guedes & Maria Azenha

I


Anúncio do nascimento de João Baptista

Lucas I

 

LUCAS - No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada.

Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua classe, coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso.

 

MARYAH - *- NUM PONTO DE RÁ EU TE SAÚDO:  AUMMMM (3x)   (em ré natural)

 

CORO - AUMMMM (3x)   (em ré natural)

 

LUCAS - Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso.

CORO - Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe:

 

ANJO -  Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João. Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebidas alcoólicas; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.

 

ZACARIAS - Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?

 

ANJO – Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova. Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria.

 

MARYAH - *  AUM-AUM-AUM   (em ré natural )

 

CORO - AUMMMM (3x)   (em ré natural)

 

LUCAS - O povo, entretanto, aguardava Zacarias e admirava-se por ele se demorar no santuário. Quando saiu, não lhes podia falar e eles compreenderam que tinha tido uma visão no santuário. Fazia-lhes sinais e continuava mudo.

Terminados os dias do seu serviço, regressou a casa. Passados esses dias, sua esposa Isabel concebeu e, durante cinco meses, permaneceu oculta. Dizia ela:

 

ISABEL - O Senhor procedeu assim para comigo, nos dias em que viu a minha ignomínia e eliminou-a perante os homens.

 

MARYAH - *A PAZ DE MAAT ESTEJA CONTIGO . MAAT HOTEP . MAAT HOTEP

 

CORO - MAAT HOTEP . MAAT HOTEP

II

MARIA (MÁRIAM)


Alcorão: s19

 

CORO - Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Caf, Ha, Yá, Ain, Sad.

 

ANJO - Eis o relato da misericórdia do Senhor para com o seu servo, Zacarias.

 

CORO - Ao invocar, intimamente, seu Senhor, Zacarias dizia:

 

ZACARIAS - Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado nas minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu! Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que a minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor que me represente a mim e à família de Jacó; e faz, ó meu Senhor, com que esse seja complacente!

 

ANJO - Ó Zacarias, anunciamos-te o nascimento de uma criança, cujo nome será Yahia , João. Nunca demos esse nome a ninguém antes dele.

 

MARYAH - *AS MANIFESTAÇÕES DE RÁ SÃO ESTÁVEIS -   MEN- KHEPER- RA

 

CORO - MEN- KHEPER- RA

 

ZACARIAS - Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se a minha mulher é estéril e eu cheguei à senilidade? Ó Senhor meu, dá-me um sinal!

 

MARYAH - *AS MANIFESTAÇÕES DE RÁ SÃO ESTÁVEIS -   MEN- KHEPER- RA

 

CORO - MEN- KHEPER- RA

 

ANJO – O teu sinal consistirá em que não poderás falar com ninguém durante três noites.

 

CORO - Ó João, observa fervorosamente o Livro!

 

MARYAH - *BELA É A ALMA DE RÁ . NEFER – KA- RA

 

CORO - NEFER – KA- RA

 

ANJO – Agraciamos João, na infância, com a sabedoria, assim como com as Nossas clemência e pureza.

 

CORO – João foi devoto e piedoso para com seus pais, e jamais foi arrogante ou rebelde. A paz esteve com ele desde o dia em que nasceu, no dia em que morreu e no dia em que foi ressuscitado. E menciona Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo para um local que dava para o leste. E colocou uma cortina para ocultar-se da família, e nós enviámos-lhe o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito.

 

MARYAH – YOD HE (SHIN)  pela adição de Shin. WAV HE

 

CORO – WAV HE . WAV HE . WAV HE.

 

ANJO - Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado.

 

MARIA - Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e jamais deixei de ser casta?

 

ANJO - Assim será, porque teu Senhor disse: Isso é fácil para mim! E faremos disso um sinal para os homens, e será uma prova de Nossa misericórdia. E foi uma ordem inexorável.

 

CORO - E quando concebeu, retirou-se com o rebento para um lugar afastado. As dores do parto constrangeram-na a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida.

Porém, chamou-a uma voz, junto a ela:

 

ANJO - Não te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! Sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras madura e frescas.

 

MARYAH - *AUM- AUM-AUM     (em ré natural)

 

CORO - *AUM- AUM-AUM   (em ré natural)

 

CORO – Maria regressou ao seu povo levando o filho nos braços. E disseram-lhe: Ó Maria, eis que fizeste algo

extraordinário!

Então ela indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço?

 

MENINO - Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta. A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado.

 

CORO - Este é Jesus, filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam.

 

MARYAH - *O Mundo repousa na sua perfeição .  IESHOUAH

 

CORO – IESHOUAH . IESHOUAH . IESHOUAH

 

III

Nascimento e circuncisão de João Baptista


Lucas I

 

LUCAS - Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse:

 

ISABEL - Não; há-de chamar-se João.

 

CORO – João?! Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.

 

LUCAS - Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.»

 

E todos se admiraram. Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos. Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.

 

MARYAH - *( As manifestações de Rá são estáveis) . MEN- KHEPER – RÁ . *(Bela é a Alma de Rá) . NEFER – KA- RÁ

 

CORO - NEFER – KA- RÁ

 

LUCAS - Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.

IV

Anúncio do nascimento de Jesus

Lucas I

 

LUCAS - Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

 

CORO - Ao entrar em casa de Maria, o anjo disse-lhe:

 

ANJO - Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.

 

CORO - Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo:

 

ANJO - Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.

 

CORO – Então Maria disse ao anjo:

 

MARIA - Como será isso, se eu não conheço homem?

 

ANJO - O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.

 

MARYAH -    *AUM   ( em ré natural)   (7x)

              

CORO – AUM

 

MARIA - Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

 

 CORO - E o anjo retirou-se de junto dela.

 

V

Visita de Maria a Isabel

 

Lucas I

 

LUCAS - Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou:

 

ISABEL - Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.

 

MARYAH - NUM PONTO DE RÁ (A PAZ ESTEJA CONTIGO) . MAAT-HOTEP . MAAT-HOTEP (EU TE SAÚDO)

 

CORO - MAAT-HOTEP . MAAT-HOTEP

 

MARYAH - MEN-KHEPER- RÁ . MEN-KHEPER- RÁ (AS MANIFESTAÇÕES DE RÁ SÃO ESTÁVEIS) . NEFER-KA – RÁ ( BELA É A ALMA DE RÁ)

 

CORO - NEFER-KA – RÁ . NEFER-KA – RÁ . NEFER-KA - RÁ

 

MARYAH – YOD . HE .  (Shin) (pela adição de SHIN) . WAV . HE . IESHOUAH

 

 

CORO – IESHOUAH . IESHOUAH . IESHOUAH

 

 
 
 
Apenas Livros Editora
Revista InComunidade
Canal TriploV no YouTube
www.triplov.com
Triplov Blog
António Telmo-Vida e Obra
A viagem dos argonautas
Agulha
 
Encontro com a Bíblia
Website