REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências


nova série | número 49 | dezembro-janeiro | 2014-15

 
 

 

 

FRANCISCO JOSÉ 
CRAVEIRO DE CARVALHO
Lembro-me 
(segundo Joe Brainard)

 

 

EDITOR | TRIPLOV

 
ISSN 2182-147X  
Contacto: revista@triplov.com  
Dir. Maria Estela Guedes  
Página Principal  
Índice de Autores  
Série Anterior  
SÍTIOS ALIADOS  
Apenas Livros Editora  

Arte - Livros Editora

 
Domador de Sonhos  
Agulha - Revista de Cultura  
Revista Incomunidade  
 
  ÍNDICE
 
 

Três, quatro ou cinco, fotografias 

Se fosse nos tempos de hoje, com a internet à mão, dir-se-ia que se tinha tornado viral. Mas não, vem dos anos cinquenta, mais precisamente 1951, foi tirada pelo fotógrafo Andreas Feininger (1906-1999) para o Life Magazine. O retratado é outro fotógrafo, Dennis Stock (1928-2010).

   
 
   
 

Há outras fotografias de Feininger sobre o mesmo tema, mas longe de ser tão conhecidas e reproduzidas. Por exemplo,

   
 
   
 
   
 

Por sua vez, Dennis Stock conheceu James Dean e fez uma série de fotografias com ele. Diz-se que Dean aceitou ser fotografado em troca de ensinamentos fotográficos. O curioso é que uma das imagens de Stock se tornou, usando o qualificativo de hoje, também ela viral.

   
 
   
 

A história não acaba aqui.

Em 2002, foi publicada uma autobiografia (com James  Kaplan) do antigo jogador de ténis, John McEnroe. O título, You cannot be serious, é um desabafo, chamemos-lhe assim, de McEnroe para o árbitro, durante o seu encontro com Tom Gullikson em Wimbledon, 1981. A capa baseia-se na fotografia de Stock e a fotografia foi tirada por Bill Sumner. 

   
 
   
  fjcc
 

  Francisco José Craveiro de Carvalho  (Portugal). Licenciou-se em Matemática na Universidade de Coimbra. Doutorou-se, mais tarde, com uma tese em Topologia e  Geometria, sob a supervisão de  Stewart Alexander Robertson, Southampton University, U. K.. Assume uma posição de alguma marginalidade em relação à divulgação daquilo que escreve. Traduziu poemas de Carl Sandburg, Jane Hirshfield, Jennifer Clement, Linda Pastan, Rita Dove..., publicados em opúsculos discretos, que circularam entre  os seus amigos.
 

 

© Maria Estela Guedes
estela@triplov.com
PORTUGAL