REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências


Nova Série | 2011 | Número especial
Homenagem a Ana Luísa Janeira

 

Ana Luísa Janeira
Foto de José M. Rodrigues

ANA LUÍSA JANEIRA

 

Oferta da minha biblioteca

Editor | Triplov  
ISSN 2182-147X  
Dir. | Maria Estela Guedes  
Índice de Autores  
Série Anterior  
Nova Série | Página Principal  
SÍTIOS ALIADOS  
TriploII - Blog do TriploV  
TriploV  
Agulha Hispânica  
Filo-cafés  
Bule, O  
Contrário do Tempo, O  
Domador de Sonhos  
Jornal de Poesia  
   

De há muito pensada, continua de pé a decisão de oferecer a minha biblioteca, ou seja o recheio do meu escritório em Lisboa (cerca de 25m2), a uma instituição.

Assumo este gesto de cidadania para que ela possa continuar como representação de um ambiente de produção intelectual do século XX, personalizado, muito estimado e a rarear cada vez mais a partir do século XXI.

Contrapartidas fundamentais: ser um espaço mantido como autónomo e indiviso (biblioteca + arquivo + instalação sonora + documentação + decoração) + acessível ao público, nomeadamente estudantes e pesquisadores.

Se me quiserem aconselhar e dar sugestões, ficarei agradecida.

Ana Luísa

 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

 

 

Ana Luísa Janeira (Portugal)
Professora Associada da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2007--») aposentada. Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnolo­gia e Sociedade da Universidade de Lisboa (1995--»). - Co-fundadora e primeira Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnolo­gia e Sociedade da Universidade de Lisboa (1995-1999). Com Agregação em Filosofia das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1985) e Doutoramento em Filosofia Contemporânea pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1971), a partir de 2000, iniciou uma reflexão crítica, visando definir teoricamente topologias entre inovação – tradição – globalização, nomeadamente os conceitos de espaço e de tempo, na sua articulação com inovação científica, saberes tradicionais e culturas globais. Projectos interdisciplinares em curso sob sua coordenação:

- Marcas das ciências e das técnicas pelas ruas de Lisboa

Construção de uma base de dados relativa a construído, estatuária e toponímia em Lisboa, destinada a ser preferencialmente utilizada em turismo cientifico e tecnológico.

(http://marcasdasciencias.fc.ul.pt/pagina/inicio

- NaturaMeio

Relações Universidade-Empresa orientadas para a procura de harmonias entre cultura e natura na Herdade do Freixo do Meio, maior propriedade portuguesa de agricultura biológica.  

- A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça: organização dos espaços, produção dos discursos, sistemas epistémicos

Estudo histórico-filosófico visando configurar e articular espaços arquitectónicos e espaços económicos.  

- Natura, Cultura e Memória

I - A natureza impactante por terras de missão e a configuração epistemológica moderna (séculos XVI-XIX)

Estratégias epistemológicas da Companhia de Jesus na memória americana e asiática, na área da produção de conhecimentos locais e globais. (http://www.triplov.com/jardins/missoes/guaranis/index.hm http//:www.triplov.com/ana_luisa/notas-de-viagem/índex.htlm

II -  Memória, natura, cultura e literatura

A operatividade do acto e da acção dinamizados pela memória, em contextos científicos e literários.

 

 

© Maria Estela Guedes
estela@triplov.com
PORTUGAL