No cerco da pandemia

 

MARIA ESTELA GUEDES
Dir. Triplov


No cerco da pandemia, antologia de poemas organizada por António Lourenço Marques, Leocádia Regalo & Pedro Salvado, saiu à luz na Editora Labirinto, com patrocínio da Câmara Municipal do Fundão, cujo Presidente, Paulo Fernandes, assina o primeiro texto de apresentação. Nele agradece aos mais de cem poetas que aderiram à iniciativa, oriundos de lugares ibero-americanos, irmanados já não apenas nas falas, também agora na estranheza de um invisível mal que nos obriga à invisibilidade do confinamento e da máscara.

Algo de muito importante colhemos nos dois textos de abertura, pertencendo o segundo aos organizadores: o reconhecimento de que a prática poética na pandemia teve também, para lá da habitual fruição estética, o benefício de nos ajudar a suportar uma tão longa e deprimente situação mundial de catástrofe. E neste ponto eu relacionaria esta poção mágica, ou este remédio, com a circunstância de a edição da antologia, nas palavras de Paulo Fernandes, se inscrever no programa das Jornadas de Estudo “Medicina na Beira Interior – da Pré-história ao Século XXI”, que cumpre agora o 33º ano de existência. Se a poesia pode ajudar o poeta a vencer os seus próprios males, é gratificante saber que também ajuda os outros. E não é só a poesia, todas as atividades culturais e artísticas despoletadas pela pandemia, e que geraram inclusivamente novas modalidades de comunicar, na maior parte à distância, tiveram o mérito de apoiar psicologicamente as pessoas em isolamento, de fortalecer os elos de ligação dos utentes em rede, de criar novos relacionamentos, num projeto de solidariedade mundial, sem mentores ideológicos nem políticos, antes espontâneo, de que os poemas dão testemunho. Nunca estará só aquele que participa nestas mesas redondas da fala.

Excelente iniciativa a dos organizadores e município do Fundão, que assim deixam para a história da Covid-19 um duplo registo; o documental, omnipresente, transpira nas mais discretas manifestações da comunicação poética. 

 

NO CERCO DA PANDEMIA
Antologia de Poesia
Coordenadores:
António Lourenço Marques, Leocádia Regalo & Pedro Salvado
Portugal, Editora Labirinto, 2021