Monumento natural das pegadas de dinossáurios de Torres Novas-Ourém

 

A.M. GALOPIM DE CARVALHO


MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE TORRES NOVAS-OURÉM

(classificado, em 1996, pelo Decreto Regulamentar 12/96 de 22 de outubro).

 

Queridos amigos 

Este é o propósito ambicioso em que estou envolvido até à medula. Dentro de um mês, completo a 91ª volta em torno do astro-rei e sei, portanto, que não o verei concluído, mas isso não me impede de trabalhar, ainda intensamente, para o pôr em marcha. O link abaixo permite abrir o PDF que lhe dará a dimensão deste Monumento Natural.

A iniciativa é pessoal e só me compromete a mim.

O meu propósito divulgar amplamente a real importância deste património natural e convencer as entidades que o tutelam a encontrarem meios, não só para fazer nascer um projecto ao nível da citada importância, mas também, para o executarem.

Trata-se de um projecto a ser pensado em grande, com projecção internacional, compatível com as características que o distinguem a nível mundial:

 

1 – raridade e significado geológico e paleontológico de uma jazida do Jurássico médio, com cerca 275 milhões de anos, internacionalmente conhecido e reconhecido;

2 – qualidade e grande número (centenas) de pegadas de grandes saurópodes, muitas delas organizadas em trilhos, em número de 20, dois deles, com mais de 140m;

– grandiosidade e espectacularidade da jazida, no topo de uma única camada de calcário com 62 500 m2 de superfície;

4 – Extensa área envolvente, onde já existe um circuito pedonal amplo e quilométrico, susceptível de comportar diversos equipamentos complementares deste importante Geomonumento, tais como, jardim jurássico, centro de interpretação, auditório, parque infantil, recinto de merendas, etc.

5 – atracção turística potenciada pela proximidade (10km) do Santuário de Fátima.

 

Já informei, desta minha intenção, o Director Regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNV, os presidentes das Câmaras Municipais de Torres Novas e Ourém e o presidente da Associação para o Desenvolvimento das Serras d’Aire e Candeeiros (ADSAICA).

O Reitor da Universidade de Lisboa a quem já dei conhecimento deste Projecto, abraçou-o muito positivamente, tendo delegado a sua representação na Directora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Doutora Marta Lourenço.

Estou a contactar outras universidades e seus departamentos de Geologiano sentido de obter os necessários apoios.

Estou, igualmente, a contactar as Associações e Sociedades Científicas de Geologia e afins.

O Instituto de Ciências da Terra já nos manifestou, por escrito, o seu apoio.

O Instituto Politécnico de Tomar, idem

O Centro Português de Geo-história e Pré-história, idem.

Directora do Ciência Viva, Drª Rosalia Vargas, a quem, igualmente, dei conhecimento deste Projecto, pretende ser parte dele.

Já contactei o Primeiro-ministro, que o reencaminhou para a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, onde já fui recebido, numa primeira reunião, onde explanei o essencial deste projecto.

Mais do que as palavras, o PDF que vos envio dar-vos-á a ideia da importância deste Monumento Natural.

 

MONUMENTO NATURAL DAS PEGADS DE DINOSSÁURIOS
DO OURÉM-TORRES NOVAS

 

Abraço-vos com amizade
M. Galopim de Carvalho