MIGUEL GARCIA

Francisco Miguel Gouveia Pinto Proença Garcia
ANÁLISE GLOBAL DE UMA GUERRA
(MOÇAMBIQUE 1964-1974)

Dissertação para a obtenção do Grau de Doutor em História
Universidade Portucalense
Orientação dos: Prof. Doutor Joaquim da Silva Cunha e
Prof. Doutor Fernando Amaro Monteiro
Porto . Outubro de 2001

RESUMO

Este estudo, intitulado “Análise global de uma guerra (Moçambique 1964-1974)”, está estruturado em três capítulos distintos mas interrelacionados.

O primeiro capítulo procura perspectivar o enquadramento histórico desde o encetar das disputas internacionais pelas soberanias nos territórios africanos, até à afirmação do Terceiro Mundo, após a Conferência de Bandung. Analisa também o desenvolvimento da acção das Nações Unidas e o papel das grandes potências no processo internacional de descolonização bem como a persistência política portuguesa em manter a soberania nos seus territórios ultramarinos.

O segundo capítulo analisa a conflitualidade global permanente, como surge e se desenvolve o fenómeno subversivo a nível global, para depois passar para o caso específico português. O Poder português, desafiado na manutenção da sua soberania no territórios continentais africanos pelos movimentos independentistas, decidiu, não acompanhando o movimento descolonizador do pós-Segunda Guerra, ficar e afirmar-se soberanamente.

A abordagem deste estudo descreve o modo como Portugal definiu e analisou a situação, privilegiando sobretudo a “resposta possível” ou as iniciativas portuguesas face à subversão no território de Moçambique, exercendo acções oportunas, internas e externas. Naquele território, o desafio ao Poder português no controlo e conquista da adesão das populações foi lançado principalmente pela FRELIMO, o único partido com capacidade actuante a todos os níveis.

Por fim, analisamos o comportamento dos povos de Moçambique, das sociedades de religião tradicional, das seitas cristãs nativas e das comunidades Cristãs e Muçulmanas, no confronto, quer nas suas relações com o Poder português quer com a subversão.

 
 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano