Magno Urbano
- Your Best Company -
fala com Estela Guedes

- Magno, estás a estrear um novo site, Your Best Company. Que fim tens em vista com ele?

Gostava que o site se tornasse um ponto de encontro de pessoas que queiram, na secção pessoal, partilhar as imagens dos seus bébés ou animais de estimação, que para muitos também são bébés, fazer com que as pessoas possam expressar os seus sentimentos em declarações de amizade ou amor, e na secção de anúncios, que possa ajudar os sites a receberem visitas.

- Supondo que eu queira comprar espaço para fazer um anúncio ao TriploV, como devo proceder?

O site está dividido em 5 secções: ANÚNCIOS, BÉBÉS, AMIGOS, AMOR e ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Cada secção possui uma área, uma grande imagem de 1000 por 1000 pixels, dividida em 2500 quadrados de 20 por 20 pixels. Estes quadrados formam uma grelha, e são as menores unidades que podem ser compradas para colocar um anúncio. Pode ser comprado qualquer número de quadrados, em qualquer local da grelha, juntos ou separados. Portanto, ao comprar um ou mais quadrados de 20 x 20 pixels, o utilizador está a adquirir pixels de imagem, que poderá vincular a um link ou a outra imagem de maiores dimensões. 

No caso do Triplov, teria de escolher a secção de anúncios. Então, precisaria definir o número e a posição dos quadrados a adquirir e depois enviar uma imagem, no tamanho adquirido e o link para a criação do vínculo. Uma vez feita a ligação link/imagem, ela não pode ser mudada.

Qualquer espaço adquirido será vinculado ao material fornecido pelo utilizador e ficará online até JANEIRO DE 2008. Portanto, o utilizador adquire os quadrados desejados e usufrui deles por 27 meses, sem pagar mais nada. E o preço é realmente barato. Cada pixel no site custa 16 cêntimos de dólar, o que faz um quadrado custar 64 dólares por 27 meses!!!!!!!!!!!!

 

- Que tipo de clientes seleccionaste? Isto é, já vi que existem várias categorias de anúncio. Porquê essas e não outras?

Eu imaginei secções que pudessem interessar a toda gente. Essas cinco foram as que me vieram à mente e acho que representam grandes interesses das pessoas: os amigos, a família, os animais de estimação, o amor e os seus negócios!

- Porque é que o site não é em português?

Desde que comecei a criar sites em 1995, os meus sites particulares sempre foram em Português. Porém, já há algum tempo, queria experimentar fazer em inglês para ver o que aconteceria. Aproveitei essa ideia para tentar com um mercado maior.

- Qual a tua estratégia para assegurares que o site vai lançar-se já com audiência bastante para interessar os clientes potenciais?

Um site como esse depende de divulgação. Mesmo antes do lançamento já consegui vender alguns espaços para amigos e conhecidos, coisa que nunca tinha acontecido em nenhum site meu. Portanto, percebi que o site pode ser de grande interesse. Tanto nesse site como em qualquer outro, um dos grandes factores é a divulgação de uma pessoa para outra... além disso, para esse site consegui um óptimo nome, que, surpreendentemente não tinha sido registado.

- O nome é bom, Your Best Company. E o site está bem concebido, gostei da simplicidade, do fundo branco e dos desenhos. Em Novembro vou a um Filo-Café, em Vigo, a um encontro de artistas e poetas, falar do TriploV. O que há de novo por aí, no mundo do ciberespaço?

o site www.yourbestcompany.com

- Tinha que ser... E que notícias tens para nos dares de ti, além desta, sobre a abertura de Your Best Company? A última vez que estiveste no TriploV foi quando saiu o teu livro sobre o Google.

Eu continuo por cá. Estou a finalizar outro livro, dessa vez de Photoshop, que vai centrar-se nas técnicas para a fotografia digital, isto é, como consertar e melhorar imagens, criar efeitos, restaurar, etc... estou mesmo na fase final e o livro deve sair até o fim do ano.