Apesar de licenciado em Engenharia Electrónica, praticamente só trabalhei na área de Design. Comecei com computação gráfica em 3D no TOPAS e aprendi em seguida a utilizar o 3DStudio que surgia mas ainda não era bom.

TV GLOBO (EFEITOS VISUAIS, 2D e 3D)

Ingressei na TV GLOBO, no Rio de Janeiro, para ser estagiário por seis meses. Pelo empenho e aprendizado adquirido fui contratado e estive lá por mais de seis anos antes de decidir vir para Portugal à procura de melhor qualidade de vida.

Nesses seis anos de Globo, tive a sorte de trabalhar com os melhores equipamentos e profissionais do mercado, o que me deu larga base de conhecimentos.

Comecei no 3DStudio e rapidamente passei ao Alias PowerAnimator, que corria em uma Silicon Graphics. Pouco tempo depois, com grande habilidade no software, passei a criar inúmeras animações para os efeitos visuais do sector em todos os programas da casa, como novelas, séries e programas especiais de fim de ano. Fiquei no PowerAnimator cerca de 3 anos e meio, dos quais ainda tive uma passagem de meio ano no Maya.

Para aprender a base dos efeitos visuais resolvi estudar o funcionamento das ilhas de edição e aprender a trabalhar no equipamento HAL Express da Quantel. Esta época de HAL e experiências a freelancer no AfterEffects foram essenciais para solidificar muitos conceitos, e em pouco tempo passei ao equipamento topo de gama do sector, recém-chegado, encarregado de desvendá-lo e ensinar outros colegas do sector. O software chamava-se Inferno (Discreet), topo de gama das plataformas de efeitos visuais e composição a nível internacional em televisão e Cinema (Senhor dos Anéis, Perl Harbor, Matrix, Star Wars: Phantom Menace, Titanic, etc.).

Sou co-autor de "Flash MX", do "Guia Prático Flash5" e autor de "Produção para Internet e vídeo" (Editora Centro Atlântica).