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:::::::::::::::ADELTO GONÇALVES::::::::::::::
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Ilações tiradas de um
manual anti-tiranos |
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MANUAL ANTI-TIRANOS: RETÓRICA, PODER E
LITERATURA, de Maria Luísa Malato. Porto Alegre: Livraria do Advogado
Editora, 132 págs., 2009.
E-mail: editora@livrariadoadvogado.com.br
Site: doadvogado.com.br |
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I |
Responda depressa: o que os poetas e os
juristas têm mais em comum? Antes que seja necessário ao leitor
consultar dicionários ou tratados de retórica, eis aqui a resposta:
respondem sempre à letra. Ou devem responder sempre que tenham
oportunidade, embora a resposta, às vezes, possa custar dias de
calabouço, tortura ou desaparecimento no mar. Foi assim até há não pouco
tempo, embora haja hoje em dia quem diga que a ditadura que vivemos de
1964 a 1985 tenha sido branda, talvez porque não tenham sido os seus
testículos e unhas que foram arrancados.
A que vêm estas reflexões? Vêm a propósito do Manual Anti-Tiranos:
Retórica, Poder e Literatura, que Maria Luísa Malato, professora doutora
associada do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acaba de publicar pela
Livraria do Advogado Editora, de Porto Alegre, em sua coleção Direito &
Arte. Ali se lê que, diante da palavra abusiva, ainda que a da lei,
tanto o poeta como o jurista sempre pensam na possibilidade de responder
com a palavra, ainda que subversiva.
Diz a autora: tanto um como outro sabem que, levada aos seus limites, a
interpretação acaba por conduzir quer à sua negação quer à sua verdade
mais profunda. “Para ambos, o sentido do texto pode ancorar-se sob
alçada de uma lei arbitrária, sob uma autoridade duvidosa ou um poder
corrupto. Ou furtar-se a essa alçada para de fora a contestar. Nem o
poeta nem o jurista se acomodam à univocidade da norma e, por isso,
ambos incomodam”, acrescenta.
É por isso que nos decepcionamos quando magistrados não exibem a
compostura que o cargo exige. E se deixam levar pelos holofotes da mídia
ou pela vaidade de um efêmero cargo no poder executivo, em vez de se
recolherem à doce e anônima aposentadoria. Foi o que boa parte da
sociedade brasileira – ao menos aquela que pensa – sentiu quando há 20
anos um supremo juiz eleitoral, após ter presidido as primeiras eleições
livres do País depois da duas décadas de regime autoritário
civil-militar, deixou-se abater pelo laço do inimigo ao aceitar um cargo
de ministro no novo governo. Ficou marcado para sempre. |
II |
Especialista no século XVIII português,
Maria Luísa Malato é autora de obras fundamentais sobre aquele período
da história lusa, como Manuel de Figueiredo: uma perspectiva do
neoclassicismo português -1745-1777 (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da
Moeda, 1995), biografia do teatrólogo Manuel de Figueiredo (1725-1801),
“Por acazo hum viajante...” a vida e a obra de Catarina de Lencastre 1ª
Viscondessa de Balsemão – 1749-1824 (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da
Moeda, 2008), História da literatura europeia: uma introdução aos
estudos literários (Lisboa: Quid Juris, 2008) e da edição crítica da
Obra Literária (poesia) de José Anastácio da Cunha (1744-1787), em
co-autoria com a professora Cristina Alexandra de Marinho, que saiu em
dois volumes (com inéditos do autor) pela editora Campo das Letras, do
Porto (v.1, 2001; v. 2, 2006).
A professora utiliza seu vasto conhecimento da época para mostrar que
entre a Literatura, o Direito e a Retórica se pode estabelecer muitas
pontes e uma fácil cumplicidade de resistência à autoridade da força
bruta, física e desmesurada. No Manual que preparou alinham-se histórias
exemplares de combate – às vezes, silencioso – da liberdade contra a
tirania, da memória contra o esquecimento.
É o que está por trás, por exemplo, da fundação de academias científicas
e literárias no século XVIII, ainda que em tempos de tirania explícita.
A academia tornou-se uma representação da Arcádia em que os acadêmicos
faziam de conta que eram pastores – fisicamente ociosos e mentalmente
ativos –, exercitando-se naquela poesia primordial que era bucólica, diz
a autora. Para ter o rei ao seu lado – que à época do absolutismo era
sempre um tirano –, os pastores tratavam de imaginá-lo também um pastor
arcádico e um mecenas esclarecido. Mais: “um monarca iluminado, sábio em
suas decisões, enérgico na defesa de seus súditos e observador de sua
natural liberdade”.
Diz a investigadora que a presença da agricultura (proximidade e
reciprocidade da natureza) na poesia arcádica serve para valorizar a
ação política não despótica, mas que deriva de uma reciprocidade entre
rei e súditos. |
III |
Segundo a autora, é importante para o
espírito utópico da academia a crença na imortalidade da poesia. A
imortalidade é naturalmente a fama a que todo poeta (ou literato)
aspira, ou seja, a glória “que fica, eleva, honra e consola”, de que
dizia Machado de Assis (1839-1908). E que também tem o nome de
posteridade, que, no fundo, é uma utopia. Disse, certa vez, Bocage
(1765-1805) num poema: “(...) Posteridade, és minha!”. É o desejo
utópico de vencer a morte, o tempo, a História e tudo o que ela esquece
ou corrompe.
Por isso, diz a autora, o poeta torna-se um filósofo, que observa e
compreende o mundo com o olhar: “O Pastor encontra-se próximo da
Natureza e, ainda mais do que o Agricultor (que planta, colhe, poda,
enxerta), molda-se passivamente a ela, deixando que ela siga o seu
curso. Guia e protege o rebanho, mas deixa-o freqüentemente em liberdade
para que a natureza cumpra os seus ritmos. É sábio, porque observa e não
age”. |
IV |
Afirma Maria Luísa que a tirania coloca ao
poeta e ao jurista problemas semelhantes. Afinal, a tirania não gosta da
palavra e aspira à paz dos cemitérios. Os tiranos só conhecem o
argumento de sua força e àqueles que não concordam com isso só restam
adesão servil e silêncio. Por isso, aqueles que serviram aos tiranos têm
vergonha do papel que desempenharam e, mais tarde, quando os tiranos já
estão mortos, procuram reescrever a história. É um pouco dessa luta que
hoje se trava no Brasil. De um lado, os ex-colaboracionistas, que se
envergonham de o terem sido; e de outro, os remanescentes da luta
política que, hoje, obviamente, já não são tão idealistas como naquele
tempo.
Nada disso, porém, justifica que, ao comparar o regime militar
brasileiro às ditaduras de Chile, Argentina e Uruguai, conclua-se que a
verde-amarela tenha sido menos violenta porque os “desaparecidos” foram
em número bem inferior. Como se a ignomínia pudesse se resumir a uma
questão de estatística. Por esse critério, é possível imaginar que, em
vez de seis milhões, tivessem sido três milhões os eliminados pela
insânia hitlerista o Holocausto não seria o Holocausto. E as
barbaridades que vemos, por exemplo, nos filmes da época que se exibem
no Yad Vashem, o Museu do Holocausto, em Jerusalém, como tratores
atirando corpos a fossas, tenham sido inventados por alguma mente
tenebrosa.
Diz a autora que a tirania se confunde muitas vezes com o amor. E teria
sido por isso que não poucos tiranos foram amados e louvados por
multidões. Mas, hoje, ainda bem, parece que já não há espaço para esse
tipo de tirano caricato. As tiranias de hoje são mais tecnológicas e
menos ideológicas.
Enfim, este Manual Anti-Tiranos permite muitas ilações e nos ajuda a
compreender e descobrir tiranos por todos os lados, até mesmo aqueles
que carregamos dentro de nós mesmos e que estão apenas à espreita para
aflorar diante da menor contrariedade. Aprender a domar estes tiranos
internos, rindo de nós próprios, é o melhor caminho para quem aspira a
viver em paz com o seu semelhante. Até porque, como nos ensina a autora,
o maior perigo para os que atacam os tiranos é acabar por ser como eles.
Quantos não conhecemos que acabaram assim? |
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Adelto Gonçalves é doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e autor de Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Bocage - o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003). E-mail: adelto@unisanta.br |
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